As divergências no processo de independência

Não se pode compreender o processo de independência sem pensar no projeto recolonizador das Cortes portuguesas, a verdadeira origem da definição dos diversos grupos no Brasil. Embora o rompimento político com Portugal fosse o desejo da maioria dos brasileiros, havia muitas divergências.

No movimento emancipacionista, havia grupos sociais distintos: a aristocracia rural do sudeste partido brasileiro, as camadas populares urbanas liberais radicais e por fim, a aristocracia rural do norte e nordeste, que defendiam o federalismo e até o separatismo.

A aristocracia rural do sudeste, a mais poderosa, era conservadora, lutando pela independência, defendendo a unidade territorial, a escravidão e seus privilégios de classe. Os liberais radicais queriam a independência e a democratização da sociedade, mas seus chefes, Joaquim Gonçalves Ledo e José Clemente Pereira, permaneceram atrelados à aristocracia rural, sem revelar vocação revolucionária. A aristocracia rural do norte e nordeste enfrentava a forte resistência dos comerciantes e militares portugueses, Josué fortes no Pará, Maranhão e Bahia. Além disso, desconfiavam da política centralizadora de José Bonifácio.

O partido português no Brasil, chamado por vezes dos pés de chumbo, estava do lado das Cortes; o partido brasileiro e os liberais radicais eram contra, mas divergiam quanto aos objetivos. Para o partido brasileiro, o ideal era a criação de uma monarquia dual (Brasil e Portugal) para preservar a autonomia administrativa e a liberdade de comércio. Mas a intransigência das Cortes portuguesas, que nada tinham de liberais, fez o partido inclinar-se pela emancipação, sem alterar a ordem social e os seus privilégios. Já os liberais radicais formavam agrupamento quase revolucionário, bem perto das camadas populares urbanas, sendo alguns republicanos. No conjunto, tratava-se do grupo mais receptivo às mudanças mais profundas e democráticas da sociedade.

A concretização das aspirações de cada um desses agrupamentos era distinta. Os grandes proprietários rurais ligados ao partido dispunham dos meios efetivos para a realização de seus objetivos. A ânsia por um comércio livre de entraves mercantilistas encontrava apoio em forças internacionais, lideradas pela burguesia britânica. A sólida base econômica e social escravista garantia ainda os recursos materiais para resistir com êxito à provável ameaça recolonizadora de Lisboa.

A situação do Brasil permaneceu indefinida em 1821 e, em 9 de dezembro, chegaram ao Rio de Janeiro os decretos das Cortes que ordenavam a abolição da regência e o imediato retorno de D. Pedro a Portugal, a obediência das províncias a Lisboa e não mais ao Rio de Janeiro, a extinção dos tribunais do Rio. O Príncipe Regente D. Pedro, começou a fazer preparativos para seu regresso. Mas estava gerada enorme inquietação. O partido brasileiro ficou alarmado com a recolonização e com a possibilidade de uma explosão revolucionária. A nova situação favoreceu a polarização: de um lado o partido português e do outro, o partido brasileiro com os liberais radicais, que passaram a agir pela independência.

Na disputa contra os conservadores, os radicais cometeram o erro de reduzir a questão à luta pela influência sobre o Príncipe Regente. Era inevitável que este preferisse os conservadores. Ademais, os conservadores encontraram em José Bonifácio um líder bem preparado para dar à independência a forma que convinha às camadas dominantes.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Trackbacks/Pingbacks

    1. youtube views - Title... [...]Sites of interest we've a link to[...]...
    2. Click Here - Title... [...]please check out the websites we stick to, like this a single, as it represents our picks in the web[...]...
    3. ps4 price - Title... [...]although internet websites we backlink to beneath are considerably not associated to ours, we feel they're essentially worth a go …
    4. pasang iklan baris gratis tanpa daftar - Title... [...]Wonderful story, reckoned we could combine some unrelated information, nevertheless definitely really worth taking a search, whoa did one particular …
    5. fat burning exercises for men - Title... [...]here are some links to web pages that we link to since we feel they may be really worth visiting[...]...
    6. friv - Title... [...]one of our guests recently recommended the following website[...]...
    7. Peru tours - Title... [...]very couple of web sites that come about to be comprehensive beneath, from our point of view are undoubtedly effectively …
    8. pagers - Title... [...]just beneath, are a lot of entirely not connected web-sites to ours, even so, they're surely really worth going over[...]...
    9. car insurance comparison rates - Title... [...]The data mentioned inside the article are some of the top obtainable [...]...
    10. Buy GooglePlus - Title... [...]Every when inside a though we decide on blogs that we read. Listed beneath are the most current sites that …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *