O Boneco e a Sociedade

 

Por

Marcelo Miguel

Quixote Art & Eventos

 

O projeto “O Boneco e a Sociedade” foi implantado no município de São José dos Pinhais/PR, região metropolitana de Curitiba, no ano de 1999, através de iniciativa da Prefeitura Municipal daquela cidade em parceria com a Cia. dos Ventos, grupo de teatro de bonecos do Paraná dirigido por Tadica Veiga e Joelson Cruz.

 

Através deste programa uma série de ações já foi implementada tais como o Museu do Boneco Animado, o primeiro do gênero no país, a Escola Municipal de Teatro – ELITE, o Carnaval de Bonecos Gigantes, além da própria revitalização e ocupação do Teatro Iguaçu e do Centro de Vivência João Senegaglia, em São José dos Pinhais entre outras ações.

 

Atualmente a escola de teatro municipal atende por ano em média, gratuitamente, cerca de 750 jovens com um curso de formação de três anos, enquanto o Museu do Boneco Animado, numa parceria com a Secretaria de Educação e através de visitas monitoradas recebe anualmente cerca de 15 mil pessoas.

 

Para a Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais, Lucimar Zanon, o importante deste projeto e que ele não só trabalha no sentido de qualificar e capacitar a população local, como estimula a participação integrada entre a comunidade e o poder público local. 

 

Carnaval dos Bonecos

 

No último mês de fevereiro, o carnaval dos bonecos, realizado regularmente nos últimos sete anos, apresentou a maior escola de samba do Estado do Paraná, com cerca de 1.500 integrantes contando ainda com os carros alegóricos e os bonecos gigantes que participaram do desfile.

 

Todos os figurinos, adereços e alegorias foram confeccionados pelos alunos da escola municipal de teatro e pelos integrantes das oficinas de criação mantidas por este projeto. Foram aproximadamente 1.500 fantasias com os mais diversos detalhes.

 

 

São José dos Pinhais

 

O município de São José dos Pinhais é hoje um dos municípios que mais cresce no Estado do Paraná em virtude da chegada das grandes montadoras automobilística e da falta de espaço natural para a expansão populacional da capital do estado.

 

Assim, esta região apresenta hoje muitos dos problemas sociais inerentes aos grandes centros urbanos, mantendo, no entanto também, muitos dos costumes e tradições dos pequenos povoamentos e das pequenas cidades do interior do estado.

 

Por isso, o CENTRO CULTURAL JOÃO SENEGAGLIA abriga certamente o único teatro de toda região, sendo este o único espaço para espetáculos e para o atendimento de uma população de aproximadamente 300 mil habitantes além de suas outras funções e atividades.

 

A população dos bairros mais afastados de São José dos Pinhais, bem como, os alunos da rede pública de ensino do município, que ultrapassam a marca dos 40 mil alunos, as associações dos moradores, a comunidade em geral e até mesmo os integrantes de alguns sindicatos, já se habituaram em participar e utilizarem este espaço como referência na formação de artistas, técnicos e principalmente na formação de bonequeiros, principalmente após a implantação do projeto O Boneco e a Sociedade.

 

Para contatar a  Secretaria de Cultura de São José (41) 3381-5902

    Author: Redação

    Share This Post On