Os Pré-Socráticos

preOs Pré-Socráticos, Heráclito de Éfeso, Pitágoras de Samos, Zenão de Eléia, Demócrito de Abdera, Teorias de Demócrito, Os Sofistas, Sócrates, A Defesa de Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicurismo, Ceticismo e Ecletismo, O Estoicismo

 

Dualismo Grego

A característica fundamental do pensamento grego está na solução dualista do problema metafísico-teológico, isto é, na solução das relações entre a realidade empírica e o Absoluto que a explique, entre o mundo e Deus, em que Deus e mundo ficam separados um do outro. Conseqüência desse dualismo é o irracionalismo, em que fatalmente finaliza a serena concepção grega do mundo e da vida. O mundo real dos indivíduos e do vir-a-ser depende do princípio eterno da matéria obscura, que tende para Deus como o imperfeito para o perfeito; assimila em parte, a racionalidade de Deus, mas nunca pode chegar até ele porque dele não deriva. E a conseqüência desse irracionalismo outra não pode ser senão o pessimismo: um pessimismo desesperado, porque o grego tinha conhecimento de um absoluto racional, de Deus, mas estava também convicto de que ele não cuida do mundo e da humanidade, que não criou, não conhece, nem governa; e pensava, pelo contrário, que a humanidade é governada pelo Fado, pelo Destino, a saber, pela necessidade irracional. O último remédio desse mal da existência será procurado no ascetismo, considerando-o como a solidão interior e a indiferença heróica para com tudo, a resignação e a renúncia absoluta.

O Gênio Grego

A característica do gênio filosófico grego pode-se compendiar em alguns traços fundamentais: racionalismo, ou seja, a consciência do valor supremo do conhecimento racional; esse racionalismo não é, porém, abstrato, absoluto, mas se integra na experiência, no conhecimento sensível; o conhecimento, pois, não é fechado em si mesmo, mas aberto para o ser, é apreensão (realismo); e esse realismo não se restringe ao âmbito da experiência, mas a transpõe, a transcende para o absoluto, do mundo a Deus, sem o qual o mundo não tem explicação; embora, para os gregos, o “conhecer” – a contemplação, o teorético, o intelecto – tenham a primazia sobre o “operar” – a ação, o prático, a vontade – o segundo elemento todavia, não é anulado pelo primeiro, mas está a ele subordinado; e o otimismo grego, conseqüência lógica do seu próprio racionalismo, cederá lugar ao pessimismo, quando se manifestar toda a irracionalidade da realidade, quando o realismo impuser tal concepção. Todos esses elementos vêm sendo, ainda, organizados numa síntese insuperável, numa unidade harmônica, realizada por meio de um desenvolvimento também harmônico, aperfeiçoado mediante uma crítica profunda. Entre as raças gregas, a cultura, a filosofia são devidas, sobretudo, aos jônios, sendo jônios também os atenienses.

 

Divisão da História da Filosofia Grega

Os Períodos Principais do Pensamento Grego

Consoante a ordem cronológica e a marcha evolutiva das idéias pode dividir-se a história da filosofia grega em três períodos:

I. Período pré-socrático (séc. VII-V a.C.) – Problemas cosmológicos. Período Naturalista: pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza;

II. Período socrático (séc. IV a.C.) – Problemas metafísicos. Período Sistemático ou Antropológico: o período mais importante da história do pensamento grego (Sócrates, Platão, Aristóteles), em que o interesse pela natureza é integrado com o interesse pelo espírito e são construídos os maiores sistemas filosóficos, culminando com Aristóteles;

III. Período pós-socrático (séc. IV a.C. – VI p.C.) – Problemas morais. Período Ético: em que o interesse filosófico é voltado para os problemas morais, decaindo entretanto a metafísica;

IV. Período Religioso: assim chamado pela importância dada à religião, para resolver o problema da vida, que a razão não resolve integralmente. O primeiro período é de formação, o segundo de apogeu, o terceiro de decadência.

Primeiro Período

O primeiro período do pensamento grego toma a denominação substancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas; e toma, outrossim, a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início no alvor do VI século a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V. Surge e floresce fora da Grécia propriamente dita, nas prósperas colônias gregas da Ásia Menor, do Egeu (Jônia) e da Itália meridional, da Sicília, favorecido sem dúvida na sua obra crítica e especulativa pelas liberdades democráticas e pelo bem-estar econômico. Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade. Pelo modo de a encarar e resolver, classificam-se os filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.

Escola Jônica

A Escola Jônica, assim chamada por ter florescido nas colônias jônicas da Ásia Menor, compreende os jônios antigos e os jônios posteriores ou juniores. A escola jônica, é também a primeira do período naturalista, preocupando-se os seus expoentes com achar a substância única, a causa, o princípio do mundo natural vário, múltiplo e mutável. Essa escola floresceu precisamente em Mileto, colônia grega do litoral da Ásia Menor, durante todo o VI século, até a destruição da cidade pelos persas no ano de 494 a.C., prolongando-se porém ainda pelo V século. Os jônicos julgaram encontrar a substância última das coisas em uma matéria única; e pensaram que nessa matéria fosse imanente uma força ativa, de cuja ação derivariam precisamente a variedade, a multiplicidade, a sucessão dos fenômenos na matéria una. Daí ser chamada esta doutrina hilozoísmo (matéria animada). Os jônios antigos consideram o Universo do ponto de vista estático, procurando determinar o elemento primordial, a matéria primitiva de que são compostos todos os seres. Os mais conhecidos são: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto. Os jônios posteriores distinguem-se dos antigos não só por virem cronologicamente depois, senão principalmente por imprimirem outra orientação aos estudos cosmológicos, encarando o Universo no seu aspecto dinâmico, e procurando resolver o problema do movimento e da transformação dos corpos. Os mais conhecidos são: Heráclito de Éfeso, Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômenas.

Tales de Mileto

(624-548 A.C.) “Água”

Tales de Mileto, fenício de origem, é considerado o fundador da escola jônica. É o mais antigo filósofo grego. Tales não deixou nada escrito mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano. Cultivou também as matemáticas e a astronomia, predizendo, pela primeira vez, entre os gregos, os eclipses do sol e da lua. No plano da astronomia, fez estudos sobre solstícios a fim de elaborar um calendário, e examinou o movimento dos astros para orientar a navegação. Provavelmente nada escreveu. Por isso, do seu pensamento só restam interpretações formuladas por outros filósofos que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água. Segundo Tales, a água, ao se resfriar, torna-se densa e dá origem à terra; ao se aquecer transforma-se em vapor e ar, que retornam como chuva quando novamente esfriados. Desse ciclo de seu movimento (vapor, chuva, rio, mar, terra) nascem as diversas formas de vida, vegetal e animal. A cosmologia de Tales pode ser resumida nas seguintes proposições: A terra flutua sobre a água; A água é a causa material de todas as coisas. Todas as coisas estão cheias de deuses. O imã possui vida, pois atrai o ferro.

Segundo Aristóteles sobre a teoria de Tales: elemento estático e elemento dinâmico. Elemento Estático – a flutuação sobre a água. Elemento Dinâmico – a geração e nutrição de todas as coisas pela água. Tales acreditava em uma “alma do mundo”, havia um espírito divino que formava todas as coisas da água. Tales sustentava ser a água a substância de todas as coisas.

Anaximandro de Mileto (611-547 A.C.) “Ápeiron”

Anaximandro de Mileto, geógrafo, matemático, astrônomo e político, discípulo e sucessor de Tales e autor de um tratado Da Natureza, põe como princípio universal uma substância indefinida, o ápeiron (ilimitado), isto é, quantitativamente infinita e qualitativamente indeterminada. Deste ápeiron (ilimitado) primitivo, dotado de vida e imortalidade, por um processo de separação ou “segregação” derivam os diferentes corpos. Supõe também a geração espontânea dos seres vivos e a transformação dos peixes em homens. Anaximandro imagina a terra como um disco suspenso no ar. Eterno, o ápeiron está em constante movimento, e disto resulta uma série de pares opostos – água e fogo, frio e calor, etc. – que constituem o mundo. O ápeiron é assim algo abstrato, que não se fixa diretamente em nenhum elemento palpável da natureza. Com essa concepção, Anaximandro prossegue na mesma via de Tales, porém dando um passo a mais na direção da independência do “princípio” em relação às coisas particulares. Para ele, o princípio da “physis” (natureza) é o ápeiron (ilimitado). Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do gnômon (relógio de sol) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega). Ampliando a visão de Tales, foi o primeiro a formular o conceito de uma lei universal presidindo o processo cósmico total. Diz-se também, que preveniu o povo de Esparta de um terremoto. Anaximandro julga que o elemento primordial seria o indeterminado (ápeiron), infinito e em movimento perpétuo.

Fragmentos

“Imortal…e imperecível (o ilimitado enquanto o divino) – Aristóteles, Física”. Esta (a natureza do ilimitado, ele diz que) é sem idade e sem velhice. Hipólito, Refutação.

Anaxímenes de Mileto (588-524 A.C.) “Ar”

Segundo Anaxímenes, a arkhé (comando) que comanda o mundo é o ar, um elemento não tão abstrato como o ápeiron, nem palpável demais como a água. Tudo provém do ar, através de seus movimentos: o ar é respiração e é vida; o fogo é o ar rarefeito; a água, a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas do ar. As diversas coisas que existem, mesmo apresentando qualidades diferentes entre si, reduzem-se a variações quantitativas (mais raro, mais denso) desse único elemento. Atribuindo vida à matéria e identificando a divindade com o elemento primitivo gerador dos seres, os antigos jônios professavam o hilozoísmo e o panteísmo naturalista. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol. Anaxímenes julga que o elemento primordial das coisas é o ar.

Fragmentos

“O contraído e condensado da matéria ele diz que é frio, e o ralo e o frouxo (é assim que ele expressa) é quente”. (Plutarco). “Com nossa alma, que é ar, soberanamente nos mantém unidos, assim também todo o cosmo sopro e ar o mantém”. (Aécio).

© Texto elaborado por Rosana Madjarof

OBRAS UTILIZADAS

DURANT, Will, História da Filosofia – A Vida e as Idéias dos Grandes Filósofos, São Paulo, Editora Nacional, 1.ª edição, 1926.

FRANCA S. J., Padre Leonel, Noções de História da Filosofia.

PADOVANI, Umberto e CASTAGNOLA, Luís, História da Filosofia, Edições Melhoramentos, São Paulo, 10.ª edição, 1974.

VERGEZ, André e HUISMAN, Denis, História da Filosofia Ilustrada pelos Textos, Freitas Bastos, Rio de Janeiro, 4.ª edição, 1980.

Coleção Os Pensadores, Os Pré-socráticos, Abril Cultural, São Paulo, 1.ª edição, vol.I, agosto 1973

    Author: Redação

    Share This Post On

    57 Comentários

    1. Thanks-a-mundo for the blog post.Much thanks again. Really Great.

    2. I value the blog article. Great.

    3. wow, awesome post.Really looking forward to read more. Cool.

    4. I appreciate you sharing this article.Really looking forward to read more. Want more.

    5. I was exploring online for some info since yesterday night and I at long last found what i was looking for! This is a magnificent blog by the way, but it looks a little difficult to see on my android phone.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. Personal training - Title... [...]we came across a cool web site that you may possibly enjoy. Take a appear in the event you want[...]...
    2. tutaj - Title... [...]Here is a good Blog You might Locate Fascinating that we Encourage You[...]...
    3. دردشه عسلي - Title... [...]always a massive fan of linking to bloggers that I enjoy but do not get a great deal of link …
    4. fashover - Title... [...]the time to study or go to the content material or internet sites we've linked to below the[...]...
    5. make money online - Title... [...]although web sites we backlink to below are considerably not connected to ours, we feel they are essentially really worth …
    6. quickbooks hosting - Title... [...]just beneath, are various absolutely not related websites to ours, however, they're certainly really worth going over[...]...
    7. mozymac.com - Title... [...]Every when in a whilst we pick out blogs that we read. Listed beneath are the most recent web pages …
    8. kwatery szczyrkIpokoje szczyrkInoclegi szczyrkIkwatery prywatne szczyrkIapartament szczyrk - Title... [...]The details talked about within the report are a few of the very best out there [...]...
    9. surf pictures - Title... [...]that could be the finish of this report. Right here you’ll discover some web sites that we believe you’ll enjoy, …
    10. desatascos collado villalba - Title... [...]one of our guests not too long ago proposed the following website[...]...
    11. 3 credit scores - Title... [...]Every after inside a whilst we decide on blogs that we read. Listed beneath are the most current websites that …
    12. Deadpool MOVIE - Title... [...]usually posts some incredibly intriguing stuff like this. If you’re new to this site[...]...
    13. Prescopodene diet pill - Title... [...]one of our guests recently advised the following website[...]...
    14. Claud Federgreen - Title... [...]Every when in a though we select blogs that we study. Listed beneath are the most current sites that we …
    15. XXX - Title... [...]Here are a number of the websites we advocate for our visitors[...]...
    16. movie�trailers - Title... [...]Sites of interest we've a link to[...]...
    17. more information here - Title... [...]please take a look at the internet sites we follow, like this one, because it represents our picks through the …
    18. rtVMDChp - rtVMDChp... Os Pré-Socráticos | Brasil Cultura...
    19. Hardcore sex cyberfucker slut xxx - Title... [...]below you will uncover the link to some websites that we consider you ought to visit[...]...
    20. where to buy revitol skin tag removal - Title... [...]we prefer to honor several other online websites around the internet, even though they aren’t linked to us, by linking …
    21. GUCCI OUTLET - GUCCI OUTLET... Os Pré-Socráticos | Brasil Cultura...
    22. christian louboutin outlet - christian louboutin outlet... Os Pré-Socráticos | Brasil Cultura...
    23. ralph lauren outlet - ralph lauren outlet... Os Pré-Socráticos | Brasil Cultura...
    24. Arabic chat site - Title... [...]always a massive fan of linking to bloggers that I appreciate but don’t get a great deal of link like …
    25. funeral programs - Title... [...]usually posts some really interesting stuff like this. If you’re new to this site[...]...
    26. Read More Here - Title... [...]although web-sites we backlink to below are considerably not connected to ours, we really feel they may be really worth …
    27. H7N9 bird flu - Title... [...]here are some links to web pages that we link to since we believe they may be worth visiting[...]...
    28. fast loan - Title... [...]here are some hyperlinks to web-sites that we link to simply because we think they may be worth visiting[...]...
    29. dispute credit report - Title... [...]we prefer to honor lots of other web internet sites on the internet, even though they aren’t linked to us, …
    30. moneylenders - Title... [...]that will be the end of this article. Here you’ll locate some websites that we assume you’ll value, just click …
    31. fat loss factor review - Title... [...]below you’ll obtain the link to some internet sites that we feel you ought to visit[...]...
    32. best wordpress themes April - Title... [...]Here is a good Blog You might Come across Intriguing that we Encourage You[...]...
    33. buy bawu - Title... [...]very few web sites that transpire to become in depth below, from our point of view are undoubtedly very well …
    34. drive system - Title... [...]below you’ll uncover the link to some websites that we feel you'll want to visit[...]...
    35. buy YouTube likes - Title... [...]although web-sites we backlink to beneath are considerably not connected to ours, we really feel they may be really really …
    36. youtube views - Title... [...]the time to study or go to the content or sites we have linked to below the[...]...
    37. dermatend review - Title... [...]Here are a number of the web sites we advocate for our visitors[...]...
    38. Create Website - Title... [...]Sites of interest we've a link to[...]...
    39. how to make money online fast - Title... [...]very handful of websites that take place to become comprehensive below, from our point of view are undoubtedly well worth …
    40. Kim Kardashian site - Title... [...]Here are a number of the websites we suggest for our visitors[...]...
    41. wood business cards - Title... [...]The data talked about within the write-up are a few of the most effective out there [...]...
    42. New York SEO - Title... [...]Every as soon as in a though we pick blogs that we read. Listed below would be the most recent …
    43. brighton locksmiths - Title... [...]Every as soon as in a though we decide on blogs that we study. Listed beneath would be the newest …
    44. Avatar - Title... [...]Every when in a though we pick blogs that we read. Listed beneath would be the most up-to-date web sites …
    45. motor traders car insurance - Title... [...]Every as soon as in a when we decide on blogs that we study. Listed below are the most recent …
    46. facial masks that fight acne - Title... [...]usually posts some incredibly interesting stuff like this. If you are new to this site[...]...
    47. Getting pregnant after 40 - Title... [...]usually posts some incredibly fascinating stuff like this. If you’re new to this site[...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *