Lazer para a Cidadania

Falar em emancipação do individuo é falar em Lazer. Lazer em sentido amplo, de libertação do ser, de busca de sentidos, permitindo que cada um encontre o melhor de suas potencialidades, libertando-se plenamente.

Na sociedade capitalista, a luta pelo direito ao lazer está diretamente ligada aos confrontos de classe e aos embates entre trabalhadores e patrões através da conquista de um tempo livre.

Quanto mais tempo livre, menos valia, com mais tempo livre as pessoas se encontram mais, se organizam mais, refletem sobre a vida, encontram-se com sua humanidade.

O conceito de lazer é mais amplo do que o restrito entendimento de jogos e brincadeiras, ou do que a programação que aqueles animados grupos de moças e rapazes nos hotéis, os monitores, adoram organizar para os hóspedes. “Lazer pode até ser a não-atividade, o ócio”,

Os grandes momentos de criação artística e do pensamento filosófico estão diretamente relacionados ao tempo livre. Na Grécia Clássica foi exatamente o uso do tempo livre dedicado ao ócio que definiu os fundamentos da cultura, da ética e da moral ocidental.

Cláudio Ribeiro

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *