Cultura para libertação

_O Portal Brasil Cultura é fundamental para a sua pesquisa escolar, acadêmica ou para-acadêmica: do Vestibulando e do Pesquisador em Ciências Humanas porque nos tempos atuais, quando se fala muito em “cidadania”, deveríamos dar mais atenção à Cultura como forma de libertação, de desenvolvimento e de progresso social.

O Brasil é o país com a população mais miscigenada do planeta. Com espaço para as mais diversas religiões, crenças, simbologias, culinária, costumes e diversas outras manifestações culturais, o país possui, dentre tantas riquezas, alguns de seus bens reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A consequência dessa diversidade é um caldeirão onde tudo se mistura: música caipira, danças europeias, ritos da capoeira, cantos indígenas, batida do
maracatu, a malandragem do samba, o barulho das guitarras roqueiras, o artesanato indígena, quadros de artistas contemporâneos, pessankas ucranianas (ovos decorados), sandálias nordestinas e tantos outros produtos e traços do tão diversificado povo brasileiro.

Povo sem cultura será sempre um povo amordaçado. Sem voz. Sem vez. Que não se conhece como cidadão para poder reivindicar seus direitos civis e políticos. Será sempre um povo sem identidade própria. Fadado a viver como uma Maria-vai-com-as-outras, pau-pra-toda-obra, mão-de-obra barata, encurralado feito gado, dependente da venda de votos para poder ganhar minguadas cestas básicas. Cultura não se reduz, como muitos pensam, apenas em entretenimento ou passatempo ou como eu digo, nos limites da arte. Ela é, também, um veículo de transformação e renovação da sociedade.

Cláudio Ribeiro

Jornalista-Compositor

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *