Curitiba – Inscrições: Conferência de Cultura encerram nesta quinta-feira

Os interessados em participar da III Conferência Municipal de Cultura, nos dias 17 e 18 de dezembro, no Memorial de Curitiba, têm até esta quinta-feira (15) para fazer a sua inscrição gratuita pela internet, no site http://cmc2011.fundacaoculturaldecuritiba.com.br. Depois as inscrições poderão ser feitas no dia, no local do evento.

Com o tema “Políticas Públicas para a Cultura e Economia Criativa”, a Conferência tem o objetivo de apresentar sugestões para implementação do Plano Municipal de Cultura e recomendar metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a sua elaboração. O público-alvo são artistas, produtores culturais, representantes de órgãos públicos e de instituições ligadas à área cultural, mas podem participar todos os cidadãos com mais de 16 anos.

A realização da Conferência Municipal de Cultura a cada dois anos é uma exigência legal, segundo o previsto no artigo 15 da Lei Municipal nº11834/06. A legislação municipal prevê, portanto, que esse encontro seja feito com maior freqüência do que é determinado pelo Ministério da Cultura, que exige a realização das conferências a cada quatro anos como condição dos municípios integrarem o Sistema Nacional de Cultura.

Normalmente promovidas entre os meses de setembro e outubro, a conferência teve sua data definida para dezembro após as três reuniões anuais do conselho municipal. As reuniões foram realizadas todas no segundo semestre, em virtude da mudança de gestão ocorrida com o falecimento de Maria Christina de Andrade Vieira e a sua substituição por Roberta Storelli. 

Da mesma forma, diferentemente das duas primeiras edições, que foram preparatórias para a Conferência Nacional, o temário para os atuais debates não foram pré-determinados pelo Ministério da Cultura e sim definidos localmente, submetidos ao Conselho Municipal, e pautados em duas perspectivas: a elaboração do Plano Municipal de Cultura e a criação pelo MinC da Secretaria da Economia Criativa. Essa nova realidade no âmbito da economia da cultura está contemplada nos eixos temáticos de discussão, que são: Patrimônio Natural e Cultural, Espetáculos e Celebrações, Artes Visuais e Artesanato, Livros e Periódicos, Audiovisual e Mídias Interativas, Design e Serviços Criativos.

As propostas de todos os integrantes serão ouvidas e votadas. Os não inscritos poderão participar apenas como ouvintes, mas, por uma questão de organização e validade legal dos resultados propostos, não têm direito a voz e voto. Por isso, mesmo que não faça a inscrição antecipada, é importante que todos aqueles que desejam se manifestar apresentem-se junto à organização do evento para efetivar a sua inscrição, que é gratuita e aberta a qualquer cidadão residente em Curitiba.

Os resultados da I e II Conferência Municipal de Cultura servem como referência da importância da participação da comunidade na discussão das políticas culturais. Clique aqui para acessar os relatórios das conferências anteriores.

    Author: Redação

    Share This Post On

    11 Comentários

    1. The sounds sank a beat shuffler software program gratis video on how to shuffle a hatpin for Elizabeth Taylor?

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *