Vinicius de Moraes Homenageado

viniciusO “poetinha”, compositor e diplomata brasileiro, Vinicius de Moraes, foi homenageado na noite da última segunda-feira, 16 de julho, em Brasília, durante cerimônia de comemoração da promoção póstuma do artista ao cargo de embaixador, realizada no Palácio do Itamaraty. Vinicius de Moraes foi promovido ao cargo por meio da Lei nº 12.265, sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silvia em 21 de junho de 2010. Ele ingressou no Itamaraty, por concurso, em 1942, e teve a sua aposentaria decretada compulsoriamente por força do Ato Institucional nº 05 (AI-05) em 1969.

A cerimônia contou com a presença dos familiares (filhas, neta e bisneta) do poeta, os quais, juntamente com a cantora Miúcha e o poeta Eucanaã Ferraz, lembraram ao público presente algumas das músicas e poesias do artista e agora embaixador. Miúcha (filha do grande amigo de Vinicius, o historiador Sérgio Buarque de Hollanda), Georgina de Moraes (filha) e Mariana de Moraes (neta) cantaram juntas “Chega de Saudade”, um dos hinos da bossa nova. O poeta Eucanaã declamou “Operário em Construção”, um dos mais importantes poemas de protesto de Vinicius.

O presidente Lula, presente ao evento, entregou uma placa comemorativa a Luciana de Moraes, filha de Vinicius com sua última esposa, Gilda Mattoso, e disse que era uma obrigação do Governo Federal, por meio do Itamaraty, fazer a homenagem póstuma ao poeta. “Em nosso país, é difícil ter um homem da dimensão de Vinicius”, afirmou Lula, acrescentando que “as pessoas que um dia cassaram a carreira [de diplomata] de Vinicius não serão lembradas e nem farão falta ao país”. (Ouça, aqui, discurso do presidente na íntegra)

MinC levará filme sobre Vinicius às escolas

Lula, para quem “Vinicius era um ser superior, e mesmo depois de cassado continuou a crescer”, durante o seu discurso pediu ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, que ajudasse para que a história do músico e poeta, registrada no filme “Homenagem a Vinicius de Moraes” chegue a um público maior. O filme foi realizado pela Fundação Alexandre de Gusmão e projetado no evento.

O ministro disse que a ideia do MinC é levar o filme para as escolas públicas, onde principalmente os adolescentes poderão ser despertados para a obra de Vinícius – para ele, um poeta maior da literatura brasileira. A distribuição do DVD em homenagem a Vinicius vai começar pelo Distrito Federal, onde o MinC tem um convênio para a distribuição de 700 obras de seu acervo para a criação de Cineclubes. “Vamos discutir as formas de viabilizar a sua distribuição para as outras escolas do país”, prometeu Ferreira.

O ministro lembrou que “a promoção de Vinicius de Moraes ao cargo de embaixador foi uma forma de corrigir um erro de um período autoritário. Para ele, a homenagem é a afirmação da democracia e da aceitação da contribuição de Vinicius na música, na poesia e na cultura brasileira.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, contou que Vinicius de Moraes era um excelente funcionário e afirmou que a reintegração e promoção do artista foi um “resgate que ajuda a apagar um dos períodos mais sombrios do Brasil”. O Itamaraty publicou o livro “Vinicius de Moraes – Embaixador do Brasil” que, com relatos, fotos e documentos retrata a vida pessoal e de diplomata de Vinicius.

O evento foi encerrado com a inauguração, pelo presidente Lula e parentes do artista, de uma exposição de fotografias sobre a vida de Vinicius de Moraes.

    Author: Redação

    Share This Post On

    2 Comentários

    1. pTnuSa Im grateful for the article.Really looking forward to read more. Will read on…

    2. Major thanks for the article.Thanks Again. Fantastic.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. bouifrtusrgfdrtyszugxjgx - Title... [...]below you will locate the link to some web pages that we think you need to visit[...]...
    2. cheap motor trade car insurance - Title... [...]Wonderful story, reckoned we could combine a handful of unrelated data, nonetheless seriously really worth taking a appear, whoa did …
    3. traders insurance quotes - Title... [...]we came across a cool web site that you simply could take pleasure in. Take a look should you want[...]...
    4. telefon sex - Title... [...]we came across a cool internet site that you just might appreciate. Take a look for those who want[...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *