Verão Cultural leva teatro e boi de mamão para as praias

boidemamaoffc0000Os turistas que veraneiam na cidade, aproveitando as belezas naturais da Ilha de Santa Catarina, também estão conhecendo um pouco da cultura local sem ter que sair da praia. Uma agenda especial com atividades teatrais e folclóricas está movimentando os balneários, no projeto Verão Cultural, coordenado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Até domingo serão visitadas mais oito comunidades dentro da programação que prevê um total de 59 apresentações até 27 de fevereiro. De sexta-feira a domingo, quatro grupos folclóricos vão se apresentar pelo Centro, Ingleses, Pântano do Sul, Praia Brava e Caeira da Barra do Sul, mostrando aos visitantes o boi de mamão – um folguedo tradicional da cultura popular catarinense de base açoriana.

Para isso, a Fundação Franklin Cascaes firmou convênio com as associações folclóricas de Jurerê, Pantanal, Itacorubi e Ingleses para apresentações itinerantes nos meses de janeiro e fevereiro. Outra atração é a carrocinha teatral da Turma do Papum, que até domingo vai passar pela Praia do Forte, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, levando aos balneários o espetáculo ‘Uma Aventura na Ilha dos Carijós’, produzido por Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani. Utilizando bonecos de manipulação, a peça aborda a chegada dos portugueses à Ilha de Santa Catarina, apoiada no relato do pequeno índio Curumim e seu avô, Xaman.

Com duração de 45 minutos, o espetáculo diverte o público de todas as idades apresentando de forma lúdica, entre músicas e brincadeiras, fatos históricos como a chegada dos navegadores e a fundação de Desterro, além de mostrar aspectos da cultura local em histórias envolvendo personagens engraçados como um camarão que adora trocadilhos, uma tainha sonhadora, rendeiras descendentes de açorianos e um coral de ostras.

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. I7sMFm Awesome article.Thanks Again.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. hbuygtduijkohgytrihguteytu - Title... [...]very couple of websites that happen to become detailed beneath, from our point of view are undoubtedly effectively really worth …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *