Unidos da Tijuca é a campeã do carnaval carioca 2014

Em disputa apertada, escola da Zona Norte ganhou o título pela 4ª vez. A Unidos da Tijuca foi eleita a campeã do carnaval carioca nesta quarta-feira. A escola da Zona Norte é a vencedora pela quarta vez em sua história após uma acirrada disputa na apuração do Grupo Especial que aconteceu nesta tarde na Sapucaí.
Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval 2014 do Rio de Janeiro. A escola que fez um tributo a Ayrton Senna para encerrar os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na madrugada de terça-feira, conquistou 269,4 pontos ainda no terceiro jurado. Esse é o quarto título da agremiação e o terceiro em cinco anos com o carnavalesco Paulo Barros à frente da escola.
Com personagens da velocidade, a escola deixou a avenida com 1h06, tempo mínimo da duração regulamentar, que é entre 1h05 e 1h22. Além representar a Fórmula 1 com carros da McLaren de Ayrton Senna, o enredo “Acelera, Tijuca” trouxe outros personagens da velocidade, como Sonic, Speed Racer, Papalégua, The Flash, Penépole Charmosa, Dick Vigarista e o corredor Usain Bolt, para disputar a pole position na Sapucaí. Animais como o Falcão Negro e invenções do homem, como o trem bala e a internet, também fizeram parte do enredo.
Senna, tricampeão da F1 que perdeu a vida em acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, morreu em 1º de maio de 1994. O brasileiro bateu sua Williams contra um muro de proteção na curva de Tamburello e não resistiu. Assim, se aproveitando das duas décadas do ocorrido, a Unidos da Tijuca trouxe ao desfile personagens reais e de desenhos animados, além de Viviane e Bruno Senna, respectivamente irmã e sobrinho de Ayrton.
Agora, a apresentação das campeãs do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro ocorre no próximo sábado, no Sambódromo. Salgueiro, com o enredo “Gaia – A vida em nossas mãos”, ficou com o vice-campeonato, enquanto a Portela, com “Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião”, acabou em terceiro, sem quebrar o jejum de títulos que perdura desde 1984. União da Ilha, em quarto, e Imperatriz Leopoldinense, em quinto, completaram os líderes. A Império da Tijuca foi rebaixada.
Campeonatos

Em sua longa trajetória de 80 anos de existência, a Unidos da Tijuca já foi campeã do carnaval seis vezes, três no grupo de acesso e três no grupo especial.
O primeiro campeonato ocorreu em 1936, com o enredo “Sonhos delirantes”, no período inicial das escolas de samba, quando ainda não havia a figura do carnavalesco e a separação das agremiações por grupos. Nesse ano, a Unidos da Tijuca foi campeã por obter a maior pontuação no quesito harmonia.
A segunda vitória foi em 1980, com o enredo “Delmiro Gouveia”, produzido pelo carnavalesco Renato Lage, no grupo de acesso, que era chamado 1B.
O terceiro campeonato aconteceu em 1987, com o enredo “As três faces da moeda”, produzido pelo carnavalesco Sylvio Cunha no mesmo antigo grupo de acesso.
A quarta vez em que a Tijuca ganhou em primeiro lugar foi em 1999, com o enredo “O dono da Terra”, produzido por Osvaldo Jardim, no grupo de acesso A.
Em 2010 conquistou sua quinta vitória, com o enredo “É segredo!”, produzido pelo carnavalesco Paulo Barros, no grupo especial.
Em 2012 obteve seu sexto título, com o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, também produzido por Paulo Barros.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *