Unesco inicia sessão procurando valorizar educação e cultura

O papel da Unesco na agenda pós 2015 e a dimensão da cultura como fator do desenvolvimento, serão temas de análises durante a 195 sessão do Conselho Executivo da entidade que começou em Genebra.
A organização procura um forte posicionamento nos planos para após 2015, sobretudo na educação, as ciências e a cultura, declarou a Prensa Latina Juan Antonio Fernández, presidente da Comissão Nacional Cubana da Unesco.

O objetivo é conseguir um ensino de qualidade e uma aprendizagem para todos ao longo da vida, que compreenda desde o ensino primário até o técnico e profissional, precisou Fernández.

Outro propósito, disse, é incorporar a dimensão da cultura como fator do desenvolvimento e desta forma resolver a omissão que teve nos Objetivos do Milênio da ONU.

Explicou que a cultura não significa só o desfrute da arte, senão também a formação de indústrias criativas, o fomento do emprego e um fator para o desenvolvimento sustentável.

Esta sessão do Conselho Executivo, o órgão de administração da Unesco, é a última do ano e terá lugar num momento em que a organização se prepara para celebrar seus 70 anos.

A Unesco foi fundada em 16 de novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz mediante as esferas de sua influência e nestas sete décadas tem realizado um trabalho notório, disse Fernández.

A reunião do Conselho Executivo da Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura vai se estender até 31 de outubro e nela vão se avaliar os programas e o orçamento da entidade num momento de dificuldades financeiras.

Na realidade é uma crise provocada pelo não pagamento do principal devedor, os Estados Unidos, como represália pela decisão soberana desse foro de admitir a Palestina como membro pleno, recordou o presidente da Comissão Nacional Cubana.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *