Últimos dias para indicações à Ordem do Mérito Cultural

merito

Faltam quatro dias para o fim das indicações de candidatos a serem homenageados na 22ª edição da Ordem do Mérito Cultural (OMC), principal condecoração pública da área da cultura. Até 30 de junho, qualquer pessoa pode sugerir artistas, instituições, iniciativas culturais e grupos artísticos que mereçam receber o prêmio por suas relevantes contribuições à cultura brasileira. A cerimônia de homenagem é realizada anualmente no dia 5 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura.

 

Desde 1995, mais de 500 personalidades e instituições foram agraciadas com a OMC. Entre elas, atores, músicos, escritores, acadêmicos, mestres de cultura popular, entidades públicas e privadas com trabalhos culturais importantes nas áreas de inclusão social, artes, audiovisual e educação. Para a edição 2016, já foram feitas 320 indicações.

 

Entre os já agraciados, nomes famosos, como os escritores Lygia Fagundes Telles, Ariano Suassuna, Nelson Rodrigues e Clarice Lispector, os atores Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Marieta Severo e Paulo Gracindo, os músicos Milton Nascimento, Hermeto Paschoal e Luiz Gonzaga, os artistas plásticos Athos Bulcão e Tomie Ohtake, o chef de cozinha Alex Atala, o arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lúcio Costa, entre muitos outros.

 

Mestres de rica e diversa cultura popular brasileira também estão entre os homenageados, como os artesãos Espedito Seleiro e Mestre Vitalino, a cirandeira Lia de Itamaracá, os indígenas Davi Kopenawa Yanomami e Ailton Krenak, as ialorixás Mãe Stella de Oxóssi e Mãe Beth de Oxum, o mestre de congada Tião Oleiro e a artista plástica Goiandira do Couto.

Como fazer indicações

 

As indicações de nomes podem ser feitas on-line, por e-mail ou pelos Correios (Ministério da Cultura, Esplanada dos Ministérios, Bloco B, Assessoria de Comunicação Social, 4º andar, CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal). Os interessados em participar devem preencher o formulário de indicação.

 

Após o término do período de indicações, uma comissão técnica indicada pelo ministro da Cultura emitirá um parecer conclusivo e o encaminhará para avaliação do Conselho da Ordem do Mérito Cultural. Após a aprovação dos nomes pelo Conselho, o presidente da República admite as personalidades e instituições na OMC, por meio de Decreto Presidencial.

 

A Ordem do Mérito Cultural é composta por três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. É possível que a mesma pessoa receba a comenda mais de uma vez, porém em classes diferentes. Os órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras são admitidos na Ordem sem grau de classes.

OMC 2015

 

Em 2015, a OMC homenageou o poeta paulista Augusto de Campos, também condecorado na classe Grã-Cruz, a mais alta de todas. Além disso, foram premiadas 29 personalidades e cinco entidades culturais. Foram recebidas, no total, 354 indicações de pessoas e instituições a serem homenageadas.

Sobre o Dia Nacional da Cultura

 

Criado por lei em 15 de maio de 1970, o Dia Nacional da Cultura é comemorado no dia 5 de novembro. A data homenageia o nascimento do jurista, político, escritor e diplomata baiano Rui Barbosa (1849-1923).

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *