Turismo de Lazer, Sol e Praia no Litoral do Paraná

caioba

Quarenta e oito balneários em Pontal do Paraná, em 22 km contínuos de areias brancas, águas mornas e limpas, proporcionam o convívio com gaivotas e atobás em seus vôos sincronizados sobre as ondas do mar. Realce para Pontal do Sul, que recebe águas da baía de Paranaguá, onde estão instaladas as marinas e o terminal dos barcos que levam à Ilha do Mel. Pontal do Paraná representa um refúgio para quem busca tranquilidade e harmonia em uma região de belas e limpas praias. Pousadas, marinas, gastronomia e a hospitalidade da população se harmonizam com a natureza.

 

Matinhos é um dos principais destinos de veraneio do Estado. Possui boa infra-estrutura de turismo para receber os milhares de visitantes, principalmente no Réveillon e no Carnaval. Hotéis, parques aquáticos, pousadas, campings, comércio, restaurantes típicos e internacionais, bares e muito mais estão à disposição dos veranistas e turistas que correm para suas areias a cada temporada ou feriado prolongado. A praia de Matinhos, situada na sede do município, com águas agitadas e pouco profundas, é procurada por surfistas. À beira-mar localiza-se um mirante, construído sobre uma formação rochosa do qual se tem uma visão panorâmica do aglomerado urbano e das praias e balneários do norte do município.

 

Dos balneários de Matinhos, Caiobá é o mais requintado e divide-se em: Praia Brava, uma enseada com águas rasas e um pouco agitadas, onde são realizados campeonatos de surf, e Praia Mansa – na entrada da Baía de Guaratuba, com águas bastante calmas e pouco profundas, que proporciona acesso à Praia Bela ou Prainha do Farol e à Ilha das Tartarugas. Em Matinhos, toboáguas, piscinas de correnteza, pedalinhos e caiaques também são oferecidos em áreas de lazer.

 

Já a encantadora Guaratuba, além de possuir excelente infra-estrutura, se completa com a beleza de suas praias. As principais, Central e do Cristo, são praias de meia enseada, ideais para banhistas, pois têm o mar calmo e estão localizadas na Avenida Atlântica. Na praia do Cristo está o Morro do Cristo, de onde se pode ter uma visão de todo o município, sendo bastante procurado pelos visitantes.

 

Seguindo sentido sul temos a praia do Brejatuba, procurada pro surfistas por suas águas agitadas, e a praia da Barra do Saí, no balneário de Coroados, na foz do rio Saí, preferida por pescadores de robalo. Merece destaque ainda a praia de Caieiras, localizada próximo ao local de passagem do ferry-boat, cujo acesso pode ser tanto rodoviário quanto hidroviário. Local calmo, agradável e pitoresco, devido à sua colônia de pescadores.

 

Um dos principais destinos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel também se destaca por excelentes praias, para todos os gostos. A Praia do Farol das Conchas, com suas águas serenas, são um convite ao relaxamento. Da região do Farol até Nova Brasília, ponto de desembarque nessa parte da Ilha, são encontradas estruturas de hospedagem e alimentação, sendo preferida por famílias e por aqueles que busca tranquilidade. A Praia de Fora, localizada entre o Morro do Farol, Morro do Joaquim e a Praia Grande, são praias de águas agitadas, muito frequentadas por turistas e praticantes de esportes de areia. A Praia da Fortaleza na sua imensa tranquilidade é guardada pelo Forte de Nossa Senhora dos Prazeres, e oferece excelentes passeios mesclando história e natureza. A Praia de Encantadas é dividida em duas praias distintas: a de dentro e a de fora. A de dentro é um dos locais mais pitorescos da Ilha, sendo ponto de desembarque e acesso para a Gruta e outras praias mais ao norte. No local existem boas opções de pousadas e restaurantes, além da vida noturna agitada.

 

Em Guaraqueçaba, a Praia Deserta na Ilha de Superagüi é um verdadeiro cartão postal a ser conhecido.

 

Antonina também tem seu destaque com o Rio do Nunes, praia fluvial de grande beleza e a Ponta da Pita, formação rochosa que avança pela baía, que se constitui num agradável local de lazer, ideal para banhos, pescarias, piqueniques e prática de esportes náuticos, com lanchonetes, restaurantes e rampa para barcos pequenos.

 

Está em Morretes o rio mais charmoso do Litoral: o Nhundiaquara, repleto de história, atrativos e locais aprazíveis para atividades aquáticas de entretenimento e aventura.

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *