Tony Tornado

tornadoTony Tornado, nome artístico de Antônio Viana Gomes, (Paranapanema, 26 de maio de 1930) é um ator e cantor brasileiro. Em 1970 foi o vencedor da fase nacional do V Festival Internacional da Canção com a música “BR-3?. Estreou na televisão em 1972 com a novela “Jerônimo”, da TV Tupi.

É um dos mais importantes atores negros do país, e destaca-se pela luta no movimento pela maior participação de artistas negros nas artes em geral. Já foi repreendido pela Rede Globo por reiteradas vezes por causa disso. Participa freqüentemente de várias novelas e minisséries, mas quase nunca, infelizmente, em papéis de destaque.

O maior papel de sua carreira na TV foi, indubitavelmente, o capanga de Getúlio Vargas Gregório Fortunato, o “Anjo Negro”, na minissérie Agosto, de 1993, baseada na obra de Rubem Fonseca. Outro capanga marcante de sua carreira foi Rodésio, que trabalhava para a Viúva Porcina (Regina Duarte), em Roque Santeiro – tão marcante que, em um dos finais gravados, era Rodésio quem terminava com Porcina, que no entanto foi vetado pela emissora globo por medo da reação do público.

Foi casado com a atriz Arlete Salles na década de 70.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *