Secretaria da Cultura/Pr. divulga lista de habilitados no projeto Agentes de Leitura

Nesta quinta-feira (22/10) foi publicada no Diário Oficial do Estado a lista dos habilitados no projeto Agentes de Leitura do Paraná, que tem como objetivo facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. Os agentes habilitados vão atuar nas quatro cidades escolhidas para receber o projeto: Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais. A lista está disponível AQUI.

 

Antes de atenderem diretamente a comunidade, os agentes passam por um curso de formação de 32 horas com profissionais capacitados na área do Livro, Leitura e Literatura. São quatro oficinas, entre elas de contação de histórias, poética do agente de leitura, narrativas e práticas leitoras.

Vagas remanescentes

Para os interessados que não conseguiram se cadastrar como agentes ainda é possível participar. A coordenadora do projeto, Tatjane Garcia, conta que o número de habilitados foi inferior ao número de vagas disponíveis. “Alguns municípios não preencheram todas as vagas para agente de leitura e agente articulador, por este motivo o Edital de Credenciamento estará aberto para Segundo Chamamento. O período de inscrições será de 23 a 30 de outubro”, explica. Os interessados em participar podem entrar em contato com a Coordenação de Ação Cultural da SEEC pelo e-mail cac@seec.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3321-4733 e (41) 3321-4741.

 

Podem participar como agentes de leitura jovens a partir de 18 anos de idade, que estejam cursando ensino superior nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras ou Artes. Para agente articulador, o interessado deve comprovar a conclusão da graduação nas áreas acima citadas, preferencialmente em Letras ou em Pedagogia. Para ambos é necessário apresentar, conforme descrito em edital, uma carta de aptidão do município, comprovando a habilidade dos interessados em exercer o papel de agente de leitura e articulador.

 

Atuação

Os agentes de leitura deverão atender crianças e adolescentes, semanalmente, em bibliotecas públicas municipais e em outros espaços públicos como CRAS, CREAS, Associação de Moradores e Bibliotecas Comunitárias. Nesses espaços serão realizadas atividades como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de leitura e poesia, mediação de leitura, entre outras. Cada município recebe um acervo de mil livros, que serão utilizados nos atendimentos feitos pelos agentes. Ao término do projeto, os livros serão doados aos municípios que sediaram as ações.

 

Agentes de Leitura do Paraná

O projeto Agentes de Leitura do Paraná é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e da Biblioteca Pública do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Programa Família Paranaense) e apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Os recursos são provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA).

 

A ação está inserida nas diretrizes do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná (PELLL), que promove a continuidade de projetos de leitura, por meio de parcerias entre a SEEC, demais órgãos do Estado e instituições da sociedade civil.

Fonte: SEEC

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *