Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba)

Esta completando 30 anos um ato do prefeito Mauricio Fruet, pai de Gustavo Fruet hoje prefeito de Curitiba. Foi em 1983 que de forma subversiva se apontou uma política para a felicidade em especial ao do carnaval. Carnaval, termo usado como sinônimo de folia, de alegria, de dias ou momentos felizes, aliados ou não à subversão de costumes. Adoro subverter.

A história tem a possibilidade de ser escrita pelos homens e mulheres na diversidade das suas
visões do mundo. Para mim, em verdade, carnaval é escola de samba. E quem vive ou viveu uma escola de samba não sofreu com a profunda busca de identidade.
Quem pertence a uma escola de samba ou agremiação carnavalesca tem endereço, raiz, deixa de ser alguém, como diria Caetano Veloso, sem lenço e sem documento.

Eu vivi este tempo de escolas de samba. Era um tempo em que alegorias, fantasias e até boa parte dos instrumentos, como pandeiros e tamborins, eram de fabricação doméstica; e no
qual o que valia era a participação comunitária. Nestas comunidades como a da Vila Capanema compareciam entre outros convidados ilustres, Mestre Maé da Cuíca, Chocolate, Glauco Souza Lobo, Homero Réboli,  Laé di Cabral, Charrão, Mestre Libanio, Picolé, Ceguinho, Amauri, Fernando Lamarão, Pernambuco, Binho, Pelezinho, Mancha e Reinaldo de Carvalho, o Bola, já um grande percussionista.

O mundo do samba de Curitiba, como de resto no Brasil, se estruturava, realmente, como um universo à parte, com regras, usos, costumes e até um vocabulário peculiar. Nesse universo, as células principais eram as escolas, cada uma delas, por sua vez, surgidas em geral de núcleos familiares que as dirigiam e davam suporte.
Embaixadores da Alegria os Davilas (Delci e Edson), Dom Pedro Jubal e família, Mocidade Azul, Afunfa, Charrão e esposa Célia, Colorado, Ismael Cordeiro filhos e irmãos. Soma-se a este universo: Chocolate e Tia Hilda, Marlene e Amauri, Tia Nair Réboli, Marlene e seu Nego Dalvino, família Santos, família Brito, Julio Diabo, José Cadille e muitas outras que tomaram as escolas de samba como espaço-ação no mundo desigual e assim ali, naquele espaço existia entre nós a possibilidade concreta da felicidade.

Fiquei pensando, cá com meus botões, se os carnavais de ontem são iguais aos de hoje.

A conclusão? É claro que são. A festa nunca passa, não muda, vejam o caso de Garibaldes e Sacis no carnaval de hoje,  tem sempre o mesmo significado, mas o que realmente muda são as pessoas, a maneira de brincar o carnaval, de se esbaldar no samba, de vibrar com as cores da sua escola (saudade da Escola de Samba Colorado – Vila Tassi ou Capanema) fazendo bonito no asfalto negro, palco das historias de enredos e sambas.

Fui um solitário nestas coisas de divulgar e promover o carnaval de Curitiba e principalmente quando o assunto era escola de samba, mas vesti acho, com dignidade a fantasia que me
couber pra atravessar a avenida das palavras (e composições que criei) em ritmo de telecoteco, balacobaco e ziriguidum.

A festa do carnaval continua a mesma, porém estamos vendo os valores sendo pervertidos. Já mudaram até o gordinho do Rei Momo. Pode uma coisa dessas? O Rei Momo tem de ser
magrinho por causa da saúde – coisa de: politicamente correto – não que eu defenda a obesidade, mas onde está o lúdico de quem vive o carnaval?

Sempre fui um crítico das políticas culturais da administração municipal com relação às escolas de samba, o nada de sempre que se toma para levar um pouco de diversão e dignidade
às escolas de samba locais que, aos trancos e barrancos, se arrumam como podem para desfilar. Despejaram o carnaval no meio do ralo interminável da indústria cultural e o transformaram apenas em mais um período do ano com algumas festividades.

Nem sempre foi assim.
Lembrei outro dia do meu velho e saudoso amigo Mauricio Fruet.

Mauricio, então prefeito de Curitiba, já vai tempo e tome tempo, atendendo a um pedido meu (era o presidente da Associação das Escolas de Samba) e de Glauco Souza Lobo, seu diretor da Fundação Cultural de Curitiba, assinou um decreto nomeando (sem concurso) Rei Momo do Carnaval de Curitiba o grande Reinaldo de Carvalho o Rei Bola.

Oficializou o gordo, simpático e comunicativo << Bola >> como o Rei Momo de Curitiba,
dispensando qualquer eleição. O mais competente Rei Momo que o carnaval curitibano já teve. Foi há 30 anos!

A história do Rei Momo é mais uma contribuição da mitologia grega. Segundo a lenda, Momo era o deus da galhofa, dos delírios, adorava uma festa, mas fazia tanta bagunça que acabou
expulso do Monte Olimpo. E veio parar justamente no Brasil, mais precisamente em Curitiba, cidade tida como a capital que não tem carnaval!

O Rei Bola era simpático, agitado, bonita voz, conhecendo todo o repertório de marchinhas e sambas carnavalescos, foi responsável por grande parte da alegria no carnaval de Rua de Curitiba na década de 80. Foi, ao lado de Homero Réboli, Nelson Santos e Carlos Mattar, meu parceiro em inúmeros sambas. Durante muito tempo, pertencer ao seleto grupo de compositores de uma escola de samba era um privilégio e uma honra. Assim, fui da Ala de Compositores da Mangueira do Rio de Janeiro, como a de inúmeras outras aqui de Curitiba.

Vencedor como interprete por duas vezes do Festival Abre Alas, um concurso de músicas de carnaval que criei, coordenei e apresentei pela Secretaria de Estado da Cultura. Bola adorava cantar.

Bola vai ao Rio de Janeiro, depois de ser por anos nosso Rei Momo e lá obtém grande prestigio sendo coroado nos seguintes anos: 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994,
1995. Nenhum foi rei como Reinaldo de Carvalho, o Bola – o mais famoso dos momos que já desfilaram na cidade do Rio de Janeiro.

Bola morreu em 1995 e até hoje é lembrado com carinho.

Existe em Curitiba uma rua que leva seu nome: Rua Reinaldo de Carvalho (Bola) localizada no bairro de Ganchinho.

Bola sabia que para a felicidade, como para tudo na vida, é preciso se libertar, se plenificar para o prazer. E como tinha prazer estar ligado ao samba e ao carnaval. Sambava lindo que só vendo mesmo com seus 265 quilos!

Só pode experimentar a felicidade aquele ou aquela que se liberta da submissão.

Se nos é possivel o acesso ao mundo da felicidade, se esta é uma opção que esta à nossa frente, o minimo que podemos fazer é buscá-la como fez com sua alegria o Rei Bola: de forma subversiva sem submissão no carnaval!

Cláudio Ribeiro

Jornalista-Compositor

Ouça aqui a primeira gravação do Carnaval Curitibano – Atenção: para ouvir pare o som da web radio Brasil Cultura.

Sambicura da galinha – Nair Pereira dos Santos – Canta Reinaldo Bola

    Author: Redação

    Share This Post On

    147 Comentários

    1. I prefer these types of firefall!!!!! We have the particular delicious chocolates typical brief.We have all experienced these for Two years currently and they still are when it comes to top condition. I truly advise a real dimensions tinier for the reason that have a tendency to have a size too large however in addition these are very good and stylish!!!!

    2. Hello would you mind letting me know which webhost you’re utilizing? I’ve loaded your blog in 3 different internet browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most. Can you suggest a good hosting provider at a reasonable price? Kudos, I appreciate it!

    3. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    4. Hi, i think that i saw you visited my blog so i came to “return the favor”.I am trying to find things to improve my website!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

    5. I like what you guys are up too. This kind of clever work and reporting! Keep up the great works guys I’ve added you guys to my blogroll.

    6. I really appreciate this post. I have been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You’ve made my day! Thx again!

    7. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    8. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    9. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    10. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    11. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    12. Wow that was very educational, do you plan on writing more about this? If so I can’t wait!

    13. What’s up, I check your blog regularly. Your story-telling style is witty, keep it up!

    14. I was suggested this web site by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You are incredible! Thanks!

    15. Autumn colours.However the aforementioned variability in message sizes made tuning channels extremely difficult if both large and small messages traversed the same channel.

    16. Elementary-Age EtiquetteSager writes that preschool and elementary-age children should practice politely interacting with others, especially before they begin kindergarten.

    17. Victory will make Fernandez the first woman re-elected as president in Latin America.脦les Midway.

    18. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    19. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    20. The clients of Thierry Herm猫s were rich: the Parisian elite and European royalty, including the emperor Napol茅on III.Portug膩le.Bau-bau has land slope between 8-30%.In October, the Vatican issued a public reminder that it recognizes only two ancient equestrian orders the Order of Malta and the Equestrian Order of the Holy See Sepulcher of Jerusalem after a group purporting to be the knights obtained approval to host a ceremony within the Vatican walls, Festing said.(Mine is the Macarena.Mit Heidi Klum Eric Gabriel zeigt Ihnen die Produkte und Werkzeuge, um Ihre lockig machen, zu tun, in einem eleganten und schlanken glattes Haar-Stil.

    21. Pre-auction estimates by Gaston and Sheehan predict sales of about $US500,000 ($537,000).

    22. FilippinernaMost medieval alchemists hung a copy of the tablet on their laboratory wall and constantly referred to the “secret formula” it contained.Different people may come out with different answer.Combined with the genitive name, this is known as the ‘Bayer designation’.As they share a kiss together, Roberto awakens in Hermes’es robot body.You can usually locate it above or below the zipper pocket of the purse.While critics pointed to the steep decline of the Dow Jones as a negative consequence of evolving speed trading, it was clearly established just a few months later by the SEC and CFTC that high-frequency trading didn’t cause this accident; even more so, the sequence of events proved the importance of the liquidity speed traders have been providing to retail and institutional investors.

    23. Ainda em 2011, Emma embarcou em outro projeto que nada tem a ver com a saga que lhe deu fama.

    24. Which is until eventually about six or 7 o once the to begin with squadron of mosquitoes have judged which the sun rays have missing ample power they will never evaporate and they occur out seeking blood.Idag, delar Matthew Rodrigues och Allison McNamara 5 underbara kappor som kommer att tillfredsst盲lla alla mode personlighet.In fact, these boots can keep feet warm even in temperatures as low as -30潞F.

    25. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    26. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    27. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    28. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    29. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    30. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    31. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    32. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    33. Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura

    34. Each of these beams will travel a different route, called a path, before they are recombined at a detectorFranc煤zsko.You can find a wide range of selections of multiple style, colors, materials, dimension and valueI’ve been seriously awaiting the completion of this gorgeous collection created for Lorna and Jose’s wedding ceremony.

    35. Poseidon and Nepture both have the title of being the god of the sea.The grip have been installed many small or big compartments someone is concerned lady to fitting their bosom item.

    36. One might say that this guestbook is more for you than it is for me

    37. 301 Moved Permanently I was recommended this blog by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem. You are amazing! Thanks! your article about 301 Moved PermanentlyBest Regards Justin

    38. The manufacturers should endless runescape gold is going to be extra broad. I have got ballerina lower limbs and huge runescape gold mainly emerge nearly! Located in Bakersfield this task obtains Hugely unique and also want individual runescape gold in to the future right up somewhere they need to. Aside from that I’m a sucker for My 5 sets.

    39. It’s very easy to find out any topic on web as compared to books, as I found this post at this site.

    40. Very nice info and right to the point. I am not sure if this is really the best place to ask but do you people have any ideea where to get some professional writers? Thx

    41. lczBvk I value the blog.Thanks Again. Awesome.

    42. Hey there would you mind letting me know which webhost you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 completely different browsers and I must say this blog loads a lot faster then most. Can you suggest a good hosting provider at a reasonable price? Cheers, I appreciate it!

    Trackbacks/Pingbacks

    1. Prada Handbags Cheap - Prada Handbags Cheap... Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura...
    2. gucci handbags - gucci handbags... Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura...
    3. Burberry Outlet Online - Burberry Outlet Online... Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura...
    4. marc jacobs outlet store - marc jacobs outlet store... Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura...
    5. neverwinter astral diamonds - neverwinter astral diamonds... Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura...
    6. ISBALE MARANT SNEAKER - ISBALE MARANT SNEAKER... Saudade do Rei Bola (um pouco de história do Carnaval de Curitiba) | Brasil Cultura...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *