São João 2016 – Conheça a brincadeira do pau de sebo

paudesebo

O objetivo da brincadeira é subir até o topo de um tronco de madeira, cuja altura pode chegar até mais de 8 metros. Não seria tão difícil, se este antes não tivesse sido lixado até ficar bem liso e lambuzado de graxa ou sebo de boi, para tornar-se bem escorregadio. Daí o nome pau-de-sebo.

No ponto mais alto, são colocados um prêmio em dinheiro, prendas ou um sino que deve ser tocado por quem conseguir alcançá-lo.

Na escalada, não se pode usar nada, além da cara e coragem para pagar o mico. Para sair vitorioso, o segredo é subir mais do que se desce. Se a vitória é improvável, pois tem contra si a lei da gravidade, uma coisa é certa: o participante vai ter de se melar. E é isso o que garante a diversão.

A brincadeira, de origem portuguesa, consiste em tentar subir em um tronco reto e liso previamente banhado de sebo ou graxa, ou qualquer outra substância gordurosa, para tentar apanhar um prêmio que se encontra em seu topo. A altura pode chegar a mais de oito metros e são permitidos truques, tal como trabalho em equipe onde um sobe no ombro do outro tentando ganhar altura. O fato é que na maioria das vezes não se consegue o prêmio, mas sim muita sujeira e “melação”.

 

paudesebo1É uma diversão para todos que desejem participar, ao contrário de antigamente quando apenas homens poderiam. Ao final da tarde, após consumada a derrota, o prêmio, que geralmente é em importância viva, é distribuído entre os “festejantes” em forma de “comes e bebes”.

 

 

SAIBA MAIS AQUI…

TUDO PARA SUA FESTA JUNINA AQUI…

Os Santos de Junho

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *