Santos apresenta projeto em fórum sobre patrimônio cultural

patrimonioAté o dia 16, representantes de Santos apresentarão no 1º Fórum Nacional do Patrimônio Cultural, em Ouro Preto (MG), o projeto de educação patrimonial desenvolvido pelo Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos), em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação). 

 

A cidade foi uma das 50 selecionadas para expor os objetivos do projeto nas escolas municipais, na categoria Experiências de Gestão e Políticas de Patrimônio Cultural. Pelo projeto, criado em 2006, os professores são capacitados para conscientizar os alunos sobre a importância do patrimônio material e imaterial do município. 

 

As escolas promovem atividades, no decorrer do ano, como estudo do meio, simulação de sítios arqueológicos, visita a monumentos históricos e exposições, cujos monitores são os próprios estudantes. Este ano, o programa contou com a parceira do MAE (Museu de Arqueologia da USP) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

 

O encontro tem o intuito de discutir, entre gestores e representantes de instituições das áreas de planejamento público, os critérios para consolidação do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural. O evento é promovido pelo Iphan, em parceria com o Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura e ABCH (Associação Brasileira de Cidades Históricas). Informações no site www.iphan.gov.br

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. Não podemos ser contra preservação da história,pois seriamos imbecis.o que não podemos concordadar e a maneira como é feito.O proprietário deveria ser consultado e proposto ao mesmo a compra ou o aluguel ao preço de mercado do bem.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *