Sai nova edição do “Guia Brasileiro de Produção Cultural”

 

 

 

 

Com 295 páginas e dividido em quatro seções principais, o Guia Brasileiro de Produção Cultural, que nesta edição traz o subtítulo Educar para a Cultura, foi planejado para atender aos profissionais da cultura, estudantes e gestores das áreas de comunicação e marketing, entre outros. Esta edição de 2007 traz informações fundamentais sobre planejamento, direitos do autor, projetos e incentivos fiscais, comunicação, produção gráfica, terceiro setor e questões jurídicas, financeiras e internacionais.

 

Há ainda a seção Curta Linguagem, com entrevistas de personalidades do meio; o novo capítulo Idéias Soltas, com artigos de destacados profissionais dos diversos campos do conhecimento e um espaço especial destinado aos endereços virtuais de teatros, instituições culturais, gravadoras, secretarias de cultura, entre outros endereços úteis para a classe cultural.

 

Temas fundamentais para a produção cultural brasileira

Idealizado pelo músico e produtor cultural Edson Natale e pela advogada Cristiane Olivieri, especializada em consultoria jurídica para área cultural e de entretenimento, a nova edição é fonte de pesquisa que facilita a difícil tarefa de desvendar e superar os desafios enfrentados no dia-a-dia da produção cultural brasileira.

 

Para Natale, a atualização e o aprofundamento dos temas do guia “são fundamentais para o leitor que procura respostas para perguntas simples ou complexas e não encontra material com a profundidade e o detalhamento necessários”.

 

Para Cristiane Olivieri, “o Guia é um manual de sobrevivência na produção cultural. Ele traz orientações fundamentais e especializadas em uma linguagem de fácil entendimento. Trabalhar preventivamente é o primeiro passo para o sucesso de um projeto”.

 

No guia, o leitor encontrará ainda esclarecimentos importantes sobre detalhes de planejamento, produção, direito de autor, questões jurídicas, projetos e financiamento à cultura, questões financeiras, comunicação, questões internacionais e de terceiro setor.

 

A seção técnica do livro foi desenvolvida com a consultoria de profissionais atuantes em cada uma das áreas da produção cultural. São eles: David McLoughlin, Eliana Signorelli, Fabiola Muñoz Marin, Fernando Yazbek, Luciana Esther de Arruda, Luciana Rangel, Magda Pucci, Manoel Carlos Junior, Marcelo Monzani, Marcos Barreto Corrêa, Martha Macruz de Sá, Mauricio Magalhães, Patrícia Portaro, Paula Marques, Ricardo Chamon, Roberto Tranjan, Ronaldo Lemos, Rose Vermelho e Rossana Decelso.

 

Entrevistas, artigos de especialistas e endereços do meio cultural

Na seção Curta Linguagem, Natale e Olivieri apresentam entrevistas reveladoras com o dramaturgo Alcione Araújo, o professor Antonio Carlos Diegues, o músico Benjamin Taubkin, o pesquisador Frederico Barbosa, o coordenador da Unidade de Direitos Humanos e Cidadania do PNUD Guilherme de Almeida, a produtora cultural Lala Dehenzelein, a atriz Marieta Severo, a jornalista Marília Stabile, a arqueóloga Niéde Guidon, o cineasta Sergio Machado e a professora Tânia Gandon.

 

O livro também abre espaço para a opinião e para a reflexão na nova seção Idéias Soltas, que traz artigos sobre questões importantes como ética, cultura, gestão e publicidade escritos por Adélia Borges (jornalista), Aninha Franco (escritora e dramaturga), Danilo Miranda (diretor do Departamento Regional do Sesc), Edson Natale (produtor e músico), Eliane Abraão (advogada), Gilberto Dimenstein (jornalista), Luiz Roberto Alves (professor), Newton Cunha (jornalista), Nizan Guanaes (publicitário) e Wellington Nogueira (ator e fundador dos Doutores da Alegria).

 

Finalmente, o leitor poderá encontrar endereços virtuais de rádios, centros culturais, institutos, fundações, festivais, museus, teatros e órgãos públicos que servirão como fonte de pesquisa e intercâmbio para profissionais da produção cultural, estudantes, pesquisadores e gestores interessados no setor. “A inclusão de um capítulo específico com endereços na Internet é muito importante para facilitar a vida das pessoas e complementar as informações do guia”, explica Natale.

 

Lançamento

O lançamento do acontece no dia 28 de novembro, terça-feira, às 19h30 horas, no SESC Paulista (Av. Paulista, 119 – Paraíso. Tel. 3179.3700). A publicação, lançada pela editora Zé do Livro, conta com os apoios do SESC São Paulo e Cris Brito Escritório de Comunicação e estará à venda na Livraria Cultura, Livraria da Vila, pelo site www.bancocultural.com.br, por meio do telefone (11) 3062.5844 e nas unidades do SESC São Paulo, ao custo de R$ 25,00. A obra que ilustra a capa, Ataduras que nada atam, é de autoria da artista plástica Geórgia Patrícia.

 

http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=12917&alterarHomeAtual=1

    Author: Redação

    Share This Post On