Rui e o Brasil Contemporâneo.

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, promove na próxima terça-feira (2), a segunda sessão do Seminário Rui e o Brasil Contemporâneo. Os encontros são mensais e vão se estender até novembro deste ano. Em cada sessão são apresentadas duas palestras sobre o mesmo assunto, sendo que a primeira versa sobre o Brasil no tempo de Rui Barbosa, e a segunda contextualiza o tema para a atualidade do país.

Será que o Brasil mudou efetivamente ao longo de quase um século? Como questões ainda atuais e presentes em nosso cotidiano eram vistas por quem viveu no final do século XIX e começo do século XX? Quais posições são realmente modernas?  Essas e outras dezenas de reflexões fazem parte dos debates do seminário.

As palestras começam a partir das 14h30 e o tema desta terça-feira é liberalismo. O pesquisador da Universidade de Caxias do Sul, Leonel Severo Rocha, falará sobre  ‘Rui e o Liberalismo Econômico’ e, na sequência, o pesquisador da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Vicente Barreto, abordará a questão do ‘Liberalismo na Constituição de 1988′. Haverá transmissão ao vivo pela internet a partir do seguinte endereço:  http://tv.aplicanet.com.br/casaruibarbosa.

As próximas sessões terão como foco os direitos políticos, a questão racial e a autonomia nacional e estão agendadas para setembro, outubro e novembro, respectivamente.

Todas as palestras têm entrada franca e a instituição concede certificados de participação.  A FRCB está localizada na Rua São Clemente, 134 – Botafogo, Rio de Janeiro.

Mais informações (21)  3289-4645 begin_of_the_skype_highlighting              (21)  3289-4645     end_of_the_skype_highlighting.

Leia Mais

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *