Rio Grande do Norte – Grupo vai às ruas para lembrar fato histórico da Segunda Guerra

Parte da história da Segunda Guerra em Natal foi revivida na manhã de ontem, pelas ruas da cidade. O cortejo “Conferência do Potengi” ganhou as ruas da cidade refazendo o percurso feito à época do encontro histórico entre os presidentes Franklin Delano Roosevelt e Getúlio Vargas, há 69 anos. A encenação, promovida há quatro anos pela Fundação Rampa (Frampa) remonta ao 28 de janeiro de 1943, que marcou a entrada do Brasil no confronto mundial.

A assistente social Maria Lúcia Lira Hipólito da Costa, 84 anos, testemunha do fato histórico, participou da abertura do evento. “Estava na praça Pio X (onde hoje fica a Catedral Metropolitana) quando Roosevelt e Getúlio passaram acenando”, relembra. A potiguar considera importante o resgate da memória e cultura do Estado, em eventos como esse. O coronel-aviador Fernando Hipólito da Costa lembra que junto com a guerra e os americanos que aletraram a rotina e costumes dos natalenses um “falso progresso” foi implantado na cidade. “Quando acabou a guerra, todas os pontos comerciais que negociavam com os americanos foram embora com eles”, disse.

O técnico de informática Emanoel Ricado Calixto, 29 anos, foi surpreendido pelo comboio de carros militares da época, com atores interpretando os dois presidentes, que seguia da Fundação Rampa, em Santos Reis, com destino a Base Aérea de Natal, em Parnamirim. “Não lembro bem dessa passagem, acho que as escolas ainda tratam nossa história muito por alto. Iniciativas como essa são bem-vindas para despertar o interesse por nossa história”, disse.

Fonte

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *