Revista sobre a cultura do MS

cultura MSA versão digital da terceira edição da revista Cultura em MS, publicação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), já se encontra disponível no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br. O arquivo, em formato pdf, vem com cinco páginas a mais do que a versão impressa, com artigos, na íntegra, de pesquisadores de Mato Grosso do Sul, Bolívia e Paraguai, relacionados ao tema Cultura e Fronteira.

 

O mosaico formado pela pluralidade cultural dos países vizinhos com Mato Grosso do Sul é o tema da edição 2010 da revista Cultura em MS, publicação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul destinada a registrar e divulgar as manifestações artísticas do estado, refletindo sobre a cultura sul-mato-grossense.

 

O presidente da FCMS, Américo Calheiros, relata sobre a importância de se valorizar essa relação com os povos-irmãos que há séculos compartilham aspectos históricos e culturais com os sul-mato-grossenses: “Cada vez mais temos de ter uma visão global a partir de onde estamos situados para perceber como nossas relações se desenvolvem e como podem ser incrementadas, à medida em que nos entrelaçamos mais, no sentido de ampliar horizontes e melhorar as condições de vida de todos os envolvidos nesse espaço geopolítico. A cultura rompe essas fronteiras e promove uma integração mais sólida entre os povos. Estamos ao lado do Paraguai e da Bolívia, próximos territorialmente, mas às vezes distantes culturalmente. E essa publicação é o repensar dessas relações.”

 

Além do tema principal, a publicação traz informações sobre as atividades realizadas recentemente em Mato Grosso do Sul nos diversos setores artísticos; faz um passeio no tempo revelando os pouco conhecidos registros pré-históricos encontrados em Alcinópolis; as atuais propostas de requalificação do centro urbano de Campo Grande; uma entrevista sobre o passado, presente e futuro de nosso estado com a historiadora Marisa Bittar; uma curiosa crônica de Abílio Leite de Barros; os desafios ancestrais que atravessam a questão da leitura; as novas tecnologias por trás dos talentos no cinema e no vídeo que despontam em nossa terra; dicas de personalidades que agitam a cena cultural em Mato Grosso do Sul; e novidades da literatura,teatro, artesanato, entre outras categorias da arte em sua mais pura essência.

 

A revista Cultura em MS tem tiragem inicial de dois mil exemplares que foram distribuídos em escolas e órgãos de cultura, associações, bibliotecas, universidades, entre outras instituições. A versão eletrônica pode ser acessada pelo endereço www.fundacaodecultura.ms.gov.br ,clicando no banner localizado no menu direito da página.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *