Revelando São Paulo

16º edição do Festival de Cultura Paulista é realizado no Parque do Trote de 14 a 23 de setembro

Em setembro, as culturas de raiz vão invadir a cidade de São Paulo. Caipiras, caiçaras e tropeiros estarão reunidos na 16º edição do Revelando São Paulo para contemplar a herança e identidade cultural oriundas de 200 municípios do estado. O Festival da Cultura Paulista Tradicional será realizado pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, durante os dias 14 a 23 de setembro, no Parque do Trote, na Vila Guilherme – a entrada é gratuita.

 

 

 

Diferente do que muitos pensam, a riqueza cultural de São Paulo não é vista apenas nas construções imponentes dos centros urbanos e em seus modernos museus. Manifestações tradicionais e religiosas também permanecem vivas em diversos municípios paulistas e revelam riquezas pouco conhecidas pela população. O objetivo do Revelando São Paulo é, exatamente, expandir este conhecimento por meio da representação de diversos costumes em um único espaço.

 

 

Durante dez dias, os visitantes poderão contar com uma programação extensa. Folias de reis, congadas, orquestras de violas, corridas de cavalhadas e festival de bonecos de ruas são apenas alguns exemplos de culturas tradicionais apresentadas nesta edição do Revelando São Paulo. Além disso, serão montados 120 espaços de artesanato e outros 90 de culinária, bem como rancho tropeiro, espaço indígena, tendas ciganas e rodas de sanfoneiros e violeiros.

 

 

No palco da arena serão apresentadas danças folclóricas, representadas por grupos étnicos – imigrantes de países como Itália, Alemanha, Japão e Bolívia. Assim como na edição passada, estas apresentações serão transmitidas ao vivo pela internet, no site www.revelandosaopaulo.org.br.

 

 

Rancho Tropeiro

No espaço dedicado ao rancho tropeiro, doze municípios estarão representados por famílias tradicionais. Ali, o público poderá conferir como a farinha de mandioca é produzida artesanalmente e, ainda, apreciar o aroma de grãos de café torrados e socados no pilão. Para os adultos, bebidas como a tradicional cachaça caipira também fazem parte do cardápio. Tudo é embalado pelo som das sanfonas e violas caipiras.

 

 

Ubunto

No dia 15 (sábado), as irmandades do São Benedito, da Nossa Senhora do Rosário e das pastorais afro se reúnem na Paróquia de São Sebastião, às 16h, para receber a imagem da Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil. O encontro representa a união entre diversas religiões – mostrando como a diversidade religiosa faz parte da história de São Paulo. Dali, o grupo segue em um cortejo até o Parque do Trote, onde a Mãe Divina ficará até 23 de setembro. Já no domingo (16), será realizada a Cerimônia da Paz, com participação de representantes de diferentes religiões – afro, evangélica, católica, budista, entre outras.

 

 

Espaço Fazendinha e artesanato

No espaço Fazendinha, cerca de 200 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas, circularão pela arena do Parque. Charretes e carros de bois possibilitam ao público um passeio rural pelo evento. O espaço conta também com porcos, galinhas, cabras e vacas. No domingo (23), a corrida de cavalhada representa a luta entre mouros e cristãos.

 

 

Já nos locais destinados ao artesanato, os visitantes podem descobrir como brinquedos de madeira, bonecas de pano e de palha são confeccionados. Mas o artesanato não se restringe aos brinquedos – bordados, cestarias e panelas de barro também são fabricados na hora.

 

 

Culinária

Quem vai ao Revelando não pode se preocupar com dietas. O cardápio gastronômico é variado e, só de ouvir falar, já dá água na boca. Doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes, moquecas,  entre outras iguarias compõe a “Mesa Paulista”.

 

 

Os pratos são preparados nos fogões a lenha, seguindo receitas tradicionais de família, passadas de pais para filhos. Algumas receitas são batizadas com nomes curiosos e chamam a atenção do público. É o caso do Buraco Quente, originário da região de Mairiporã, um preparado especial com coração de banana e pão.

 

 

Da Região do Vale do Ribeira, Iguape, vem  com a culinária caiçara  servida na Festa de Bom Jesus de Iguape, com a tainha assada e molho de camarão, acompanhados com a farinha de mandioca produzida pela família de pescadores. E Registro traz a Moqueca de Manjuba assada na folha de bananeira, receita  centenária também de pescadores da região.

 

Os doces, de todas as cores, cheiros e gostos, são preparados todos os dias. No espaço  Praça Doce, 10 municípios produzem os variados doces de goiabada cascão, doce de leite, cocada de jaca, casca de limão doce e paçocas.

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

Programação Permanente

Carros de bois, charolas e charretes. 160 espaços de artesanato 90 espaços de culinária e rancho tropeiro.

 

 

14 de Setembro – Sexta

Em Torno da Mesa Paulista Tradicional

Rancho tropeiro – Abertura

 

 

15 de Setembro – Sábado

Encontro de Orquestras de Viola

X Festival da Amizade – Previsão de 30 grupos das comunidades étnicas de São Paulo

 

 

16 de Setembro – Domingo

Cerimônia da Paz – Por uma Década de Cultura de Paz – Memorial da América Latina

Início da Cerimônia Transreligiosa – O Sagrado na Metrópole

Festival da Amizade

Continuação Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

 

 

17 de Setembro – Segunda

Tarde das Serestas

Encontro das manifestações cosmopolitas

 

 

18 de Setembro – Terça

Encontro de Bandas e Fanfarras

Encontro das manifestações cosmopolitas – Continuação

 

 

19 de Setembro – Quarta

Encontro de Violeiros

Encontro de Sanfoneiros

 

 

20 de Setembro – Quinta

Encontro de Catira

Encontro de São Gonçalo VIII Encontro de Adoradores da Santa Cruz IV Encontro de Fandango II Cururu

 

 

21 de Setembro – Sexta

Encontro de Quadrilhas

IX Noite de São João

 

 

22 de Setembro – Sábado

Festival de Bonecos de Rua e Cabeções

Reiada (Encontro de Folias de Reis) XI Festa de Cosme e Damião Corrida de Cavalhadas

Noite dos Tambores

 

 

23 de Setembro – Domingo

Corrida de Cavalhada

Encontro de caminheiros XIII Encontro de Romeiros XII Congado Paulista

Despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

 

 

XVI Revelando São Paulo

Data: 14 a 23 de setembro

Horário: das 9h às 21h

Local: Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center

Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme

Estacionamento no local – Entrada franca

Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

 

Ao vivo pela internet www.revelando.tv.br

 

twitter: @revelandosp   / facebook: revelandosaopaulo1

16º edição do Festival de Cultura Paulista é realizado no Parque do Trote de 14 a 23 de setembro

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *