Receitas para Semana Santa


bacalhausemana santaA Semana Santa é um período no que podemos redescobrir os alimentos típicos destas datas, entre eles está o bacalhau. Lembre que o  peixe é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico e baixo em calorias. O Portal Brasil Cultura apresenta algumas receitas de dar agua na boca e,  neste caso a gula não é pecado.

 

 

 

 

 

bacalhau 0BACALHAU A BRÁS

 

Ingredientes:

– 400g de bacalhau

– 3 colheres de sopa de azeite

– 500g de batata

– 6 ovos

– 3 cebolas

– salsa

– sal

– pimenta

– óleo

– alho

– azeitona preta.

 

Modo de fazer: Deixe o bacalhau de molho como habitualmente, retire a pele e as espinhas e desfie-o com as mãos. Corte as batatas em palha e as cebolas em rodelas finíssimas. Pique o alho. Frite as batatas em óleo bem quente só até dourarem ligeiramente. Escorra-as sobre papel absorvente. Leve ao fogo uma panela de fundo espesso com o azeite, a cebola e o alho e deixe refogar lentamente até cozinhar a cebola. Junte o bacalhau desfiado e mexa com uma colher de madeira para que ele fique bem impregnado de gordura. Junte as batatas ao bacalhau e, com a panela no fogo, coloque os ovos ligeiramente batidos e temperados com sal e pimenta. Mexa com um garfo e assim que os ovos estiverem em creme, mas cozidos, retire imediatamente a panela do fogo e ponha o bacalhau em um prato ou travessa. Polvilhe com salsa picada e sirva bem quente, acompanhado com azeitonas pretas.

 

bacalhau 03ANCHOVA OU ROBALO EM FOLHA DE BANANEIRA

 

Ingredientes:

– 1 robalo ou anchova (o tamanho deve ser conforme a quantidade de convidados)

– sal grosso (quantidade suficiente para cobrir totalmente o peixe)

– ½ maço de espinafre

– 80g de alcaparras picadas

– ramos de coentro, cebolinha e salsinha –

2 dentes de alho

– azeite

– sal

— limão a gosto.

 

Modo de fazer: O robalo ou anchova deve ser cortado pela espinha central e separado em duas bandas para permitir que o sal penetre melhor e que ele fique com uma boa apresentação na hora de servir. Faça uma crosta de sal grosso em todo o peixe, exceto na cabeça, envolva-o na folha de bananeira ou no papel-alumínio e leve-o ao forno (150°C) por aproximadamente 45 minutos. Quando o peixe estiver assado, a folha de bananeira deve ser retirada e o couro removido junto com o sal grosso. Deve ser servido um pedaço do peixe no prato e sobre ele disposto o molho de hortaliças.

Molho de hortaliças: Cozinhe por três minutos as folhas de espinafre. Micropicar todos os ingredientes, inclusive o espinafre e as alcaparras. Resfrie o espinafre e misture todos os ingredientes, agregando limão, e o azeite a gosto. Acerte o ponto do sal e sirva frio sobre o peixe.

 

bacalhau 04BACALHAU AO FORNO À PORTUGUESA

 

Ingredientes:

– 1 lombo de bacalhau muito alto

– 1 limão

– leite

– 1 dente de alho

– 4 cebolas

– azeite

– sal

– ovos cozidos

– brócolis

– tomate.

 

Modo de fazer: Lave muito bem o bacalhau, tire a pele e coloque de molho em água com limão cortado em rodelas. Mude a água de hora em hora até o bacalhau ficar bem molhado e sem sal. Leve o leite ao fogo com o bacalhau e deixe levantar fervura. Depois, passe o peixe por água fria. Coloque o bacalhau numa assadeira e tempere com sal, se necessário. Junte os dentes de alho e as cebolas cortadas. Regue com o azeite de forma a cobrir bem o bacalhau à volta e por cima. Coloque as batatas cortadas em rodelas, o brócolis, o tomate, os ovos cozidos e regados com o mesmo azeite. Leve ao forno e sirva numa travessa.

 

bacalhau 04DIVINO SALMÃO

 

Ingredientes:

– 1 salmão de 1kg a 1,5Kg

– sal a gosto

– alho e cebola picados a gosto

– limão para temperar

– 1 copo de requeijão cremoso

– 500g de molho de tomate temperado (caixinha com pedaços de tomate)

– queijo parmesão ralado a gosto.

 

Modo de fazer: Corte o salmão sem cabeça ao meio e tire a espinha central. Não retire a pele. Deixe de molho nos temperos por 15 minutos. Depois, escorra muito bem. Coloque o peixe em refratário, com a pele voltada para baixo. Cubra-o com um copo de requeijão cremoso e, por cima, coloque o molho de tomate. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao microondas, descoberto, por 10 minutos na potência máxima. No forno convencional, asse por, aproximadamente, 20 minutos. Dica: acompanhe com arroz branco, salada de folhas, batatas cozidas salteadas na manteiga e salsinha, e um bom vinho.

 

bacalhau 05PEIXADA

 

Ingredientes:

– 1kg de caçonete (ou algum peixe que seja em postas)

– 2 tomates picados

– 2 litros de água

– 2 dentes de alho socados

– 2 cebolas picadas

– ½ copo de vinho branco

– 1 xícara de azeite

– 2 folhas de louro

– sal e pimenta a gosto

– 3 cravos-da-índia

– salsa e cebolinha

– 1 colher de sopa de colorau.

 

Modo de fazer: Deixe as postas bem lavadas. Coloque uma panela no fogo com todos os ingredientes. Deixe refogar e acrescente as postas de peixe. Cozinhe por mais 20 minutos. Não deixe secar o molho. Caso precise, vá acrescentando mais água. Sirva bem quente com arroz branco e batatas cozidas.

 

bacalhau 06PEIXADA ASSADO

 

Ingredientes (para 10 pessoas):

– 1 dourado de 6Kg

– 4 cebolas picadas

– 200g de azeitonas

– 200g de palmito picado

– 500g de maionese

– 200g de vagem picadas e pré cozidas

– 4 pimentões picados

– 4 tomates sem pele e sem sementes picados

– 1 maço cheiro verde picado.

Utensílio: 1 rolo de papel alumínio para forrar o peixe.

 

Modo de fazer: Um dia antes, abra o peixe retirando a espinha sem tirar as escamas e tempere com sal, limão e alho. Reserve até o dia seguinte. Forre uma grelha com papel alumínio e coloque o peixe por cima, asse na churrasqueira por mais ou menos 3 horas ou até que esteja sequinho. Quando já estiver assado, retire do fogo e, com a ajuda de um garfo, retire todos os espinhos. Volte o peixe ao fogo. Misture todos os ingredientes do molho e tempere com sal e, por último, a maionese, mexa bem e coloque por cima do peixe. Deixe assar por mais 1 hora.

 

bacalhau 07PESACADA EM CROSTA DE TOMATES SECOS COM LEGUMES PROVENÇAIS

 

Ingredientes:

– 4 filés de pescada

– sal e pimenta-do-reino

– 200g de tomate seco

– 8 fatias de pão de fôrma sem casca esmigalhadas

– azeite para refogar

– 10 minicenouras lavadas e sem o talo verde

– 10 miniabobrinhas

– 1 batata-doce cortada em cubos médios

– 10 miniberinjelas sem a parte verde

– 6 dentes de alho inteiros e descascados

– 4 ramos de tomilho

– 4 colheres (sopa) de azeite

– pimenta-do-reino e sal a gosto.

 

Modo de fazer: Pescada em crosta – Pique os tomates secos e acrescente o pão de fôrma, formando uma farofa úmida. Reserve. Tempere os filés de pescada com sal e pimenta e, sobre eles, coloque um pouco da farofa de tomates secos, apertando um pouco para que fique aderido. Faça o mesmo em todos os filés. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e frite os filés (somente a parte de baixo ) por cinco minutos. Retire os filés e acomode-os em uma assadeira pequena. Leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por cinco minutos, até dourar bem a crosta.

 

Legumes provençais – Em uma assadeira, coloque todos os legumes. Regue com o azeite, acrescente o tomilho, o alho, o sal e a pimenta e leve coberto com papel-alumínio ao forno pré-aquecido (200ºC) por 15 minutos (ou até que os legumes estejam macios e ligeiramente caramelados). Sirva a pescada em crosta de tomate seco com os legumes provençais.

 

bacalhau 08SALMÃO AO FORNO

 

Ingredientes:

– 500g de filé de salmão sem a pele

– 1 pimentão vermelho

– 1 cebola grande

– 1 limão

– alcaparras a gosto

– sal a gosto – manteiga

– 1 pitada de pimenta-do-reino.

 

Modo de fazer: Tempere o filé de salmão com sal, pimenta-do-reino e limão. Deixe descansar por 30 minutos. Coloque o filé de salmão envolto em papel alumínio, cobrindo-o com o pimentão e a cebola em rodelas finas, as alcaparras e um pouquinho de manteiga para dourar. Jogue por cima o tempero de limão em que estava o salmão. Feche o papel alumínio e leve ao forno médio por 20 minutos.

 

bacalhau 09BACALHAU FRITO

 

Ingredientes:

– 2 cebolas

– 50 ml de azeite

– 1 colher de chá de colorau

– 3 postas de bacalhau deixadas de molho

– farinha de trigo

– 3 ovos

– azeite.

 

Modo de fazer: Pique bem a cebola e refogue no azeite. Polvilhe com o colorau e refogue mais um pouco. Corte o bacalhau em pedaços médios e passe-os na farinha e nos ovos batidos. Frite ligeiramente no azeite e reserve. Junte os pedaços de bacalhau ao refogado, tampe e cozinhe em fogo brando. Corte as batatas em 4 partes, passe-as também na farinha e no ovo batido. Frite. Misture ao bacalhau e deixe tomar gosto. Sirva bem quente.

 

bacalhau 1BACALHOADA

 

Ingredientes (para seis pessoas):

– 1kg batatas cozidas

– 800g de bacalhau limpo

– 100g azeitonas pretas (graúda)

– 2 cebolas (médias) cortadas em rodela

– 10 dentes de alho fatiado

– azeite

– 5 ovos cozidos cortados em 04 pedaços

– ervas a gosto

– 2 pimentas vermelhas fatiadas bem finas

– 1 colher rasa de (chá) sal.

 

Modo de fazer: Cozinhar as batatas sem casca e cortar em rodelas médias, cozinhar o bacalhau e cortar em pedaços médios. Refogar no azeite o alho e aguardar. Numa travessa refratária, fazer camadas; primeiro a batata, um pouco de sal, em seguida o bacalhau, outra camada de batata e bacalhau; por ultimo a cebola, os ovos, a azeitona, o sal e as ervas, jogar por cima o alho frito, ir ao forno quente por mais ou menos 20 minutos.

 

bacalhau 12TORTA DE BACALHAU

 

Ingredientes:

– Primeira Camada (massa da empada)

– 2 xícaras (chá) cheias de farinha de trigo

– 2 gemas

– colher (chá) de sal

– 2 colheres(sopa) de manteiga

– 5 colheres (sopa) rasas de banha.

Segunda Camada (massa de batata)

– 1kg de batata

– 5 colheres (sopa) farinha de trigo – 2 ovos inteiros – 2 colheres (sopa) manteiga – ½ xícara (chá) óleo – 4 colheres (sopa) queijo parmesão ralado – 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Terceira camada (bacalhau) – ½ kg bacalhau (colocado de molho na véspera) – 2 tomates maduros sem pele – 2 colheres rasas de molho tomate pré-temperado – cheiro verde; azeitonas verdes – cebola; azeite – vinagre.

 

Quarta Camada (molho branco)

– ½ litro de leite

– 2 colheres (sopa) de maizena

– ½ colher (chá) de sal

– ½ colher (sopa) manteiga; 3 ovos.

 

Modo de fazer: Amassar os ingredientes da primeira camada muito bem até soltar das mãos. Forrar um “pirex” grande. Cozinhe as batatas, passe pelo espremedor e junte os ingredientes da segunda camada. Coloque essa massa por cima da empada. Dê uma fervura no bacalhau, limpe e desfie bem, acrescente crus os temperos, picados, da terceira camada e o molho de tomate pré-temperado, misture bem e coloque por cima da massa das batatas. Para fazer o molho branco, dissolva a maizena no leite, junte os outros ingredientes e leve ao fogo, mexendo até ferver. Despeje ainda quente sobre o bacalhau. Bata os 3 ovos como para pão-de-ló e ponha por cima do molho branco. Forno quente durante 30 minutos. Assar também no microondas.

Veja aqui outras Receitas…

Bacalhau a Zé do Pipo

Receitas com Bacalhau

Ovos de Pascoa

Colomba Pascal

    Author: Redação

    Share This Post On

    28 Comentários

    1. pKfq4n Wow, great blog.Much thanks again. Keep writing.

    2. wnqY0m Thank you for your blog.Really looking forward to read more. Want more.

    3. A round of applause for your blog.Really looking forward to read more. Much obliged.

    4. Really informative blog post.Thanks Again. Awesome.

    5. Thanks for sharing, this is a fantastic article post.Really thank you! Really Cool.

    6. I cannot thank you enough for the blog article.Really thank you! Cool.

    7. Awesome blog article.Really looking forward to read more. Awesome.

    8. Enjoyed every bit of your post.Really looking forward to read more. Want more.

    9. Awesome article.Really looking forward to read more. Keep writing.

    10. Awesome blog post.Really thank you! Much obliged.

    11. Im obliged for the post.Thanks Again. Really Cool.

    12. 2tyyle Im obliged for the blog.Much thanks again. Much obliged.

    13. Im thankful for the blog post.Much thanks again. Keep writing.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *