Receitas para Semana Santa


bacalhausemana santaA Semana Santa é um período no que podemos redescobrir os alimentos típicos destas datas, entre eles está o bacalhau. Lembre que o  peixe é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico e baixo em calorias. O Portal Brasil Cultura apresenta algumas receitas de dar agua na boca e,  neste caso a gula não é pecado.

 

 

 

 

 

bacalhau 0BACALHAU A BRÁS

 

Ingredientes:

– 400g de bacalhau

– 3 colheres de sopa de azeite

– 500g de batata

– 6 ovos

– 3 cebolas

– salsa

– sal

– pimenta

– óleo

– alho

– azeitona preta.

 

Modo de fazer: Deixe o bacalhau de molho como habitualmente, retire a pele e as espinhas e desfie-o com as mãos. Corte as batatas em palha e as cebolas em rodelas finíssimas. Pique o alho. Frite as batatas em óleo bem quente só até dourarem ligeiramente. Escorra-as sobre papel absorvente. Leve ao fogo uma panela de fundo espesso com o azeite, a cebola e o alho e deixe refogar lentamente até cozinhar a cebola. Junte o bacalhau desfiado e mexa com uma colher de madeira para que ele fique bem impregnado de gordura. Junte as batatas ao bacalhau e, com a panela no fogo, coloque os ovos ligeiramente batidos e temperados com sal e pimenta. Mexa com um garfo e assim que os ovos estiverem em creme, mas cozidos, retire imediatamente a panela do fogo e ponha o bacalhau em um prato ou travessa. Polvilhe com salsa picada e sirva bem quente, acompanhado com azeitonas pretas.

 

bacalhau 03ANCHOVA OU ROBALO EM FOLHA DE BANANEIRA

 

Ingredientes:

– 1 robalo ou anchova (o tamanho deve ser conforme a quantidade de convidados)

– sal grosso (quantidade suficiente para cobrir totalmente o peixe)

– ½ maço de espinafre

– 80g de alcaparras picadas

– ramos de coentro, cebolinha e salsinha –

2 dentes de alho

– azeite

– sal

— limão a gosto.

 

Modo de fazer: O robalo ou anchova deve ser cortado pela espinha central e separado em duas bandas para permitir que o sal penetre melhor e que ele fique com uma boa apresentação na hora de servir. Faça uma crosta de sal grosso em todo o peixe, exceto na cabeça, envolva-o na folha de bananeira ou no papel-alumínio e leve-o ao forno (150°C) por aproximadamente 45 minutos. Quando o peixe estiver assado, a folha de bananeira deve ser retirada e o couro removido junto com o sal grosso. Deve ser servido um pedaço do peixe no prato e sobre ele disposto o molho de hortaliças.

Molho de hortaliças: Cozinhe por três minutos as folhas de espinafre. Micropicar todos os ingredientes, inclusive o espinafre e as alcaparras. Resfrie o espinafre e misture todos os ingredientes, agregando limão, e o azeite a gosto. Acerte o ponto do sal e sirva frio sobre o peixe.

 

bacalhau 04BACALHAU AO FORNO À PORTUGUESA

 

Ingredientes:

– 1 lombo de bacalhau muito alto

– 1 limão

– leite

– 1 dente de alho

– 4 cebolas

– azeite

– sal

– ovos cozidos

– brócolis

– tomate.

 

Modo de fazer: Lave muito bem o bacalhau, tire a pele e coloque de molho em água com limão cortado em rodelas. Mude a água de hora em hora até o bacalhau ficar bem molhado e sem sal. Leve o leite ao fogo com o bacalhau e deixe levantar fervura. Depois, passe o peixe por água fria. Coloque o bacalhau numa assadeira e tempere com sal, se necessário. Junte os dentes de alho e as cebolas cortadas. Regue com o azeite de forma a cobrir bem o bacalhau à volta e por cima. Coloque as batatas cortadas em rodelas, o brócolis, o tomate, os ovos cozidos e regados com o mesmo azeite. Leve ao forno e sirva numa travessa.

 

bacalhau 04DIVINO SALMÃO

 

Ingredientes:

– 1 salmão de 1kg a 1,5Kg

– sal a gosto

– alho e cebola picados a gosto

– limão para temperar

– 1 copo de requeijão cremoso

– 500g de molho de tomate temperado (caixinha com pedaços de tomate)

– queijo parmesão ralado a gosto.

 

Modo de fazer: Corte o salmão sem cabeça ao meio e tire a espinha central. Não retire a pele. Deixe de molho nos temperos por 15 minutos. Depois, escorra muito bem. Coloque o peixe em refratário, com a pele voltada para baixo. Cubra-o com um copo de requeijão cremoso e, por cima, coloque o molho de tomate. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao microondas, descoberto, por 10 minutos na potência máxima. No forno convencional, asse por, aproximadamente, 20 minutos. Dica: acompanhe com arroz branco, salada de folhas, batatas cozidas salteadas na manteiga e salsinha, e um bom vinho.

 

bacalhau 05PEIXADA

 

Ingredientes:

– 1kg de caçonete (ou algum peixe que seja em postas)

– 2 tomates picados

– 2 litros de água

– 2 dentes de alho socados

– 2 cebolas picadas

– ½ copo de vinho branco

– 1 xícara de azeite

– 2 folhas de louro

– sal e pimenta a gosto

– 3 cravos-da-índia

– salsa e cebolinha

– 1 colher de sopa de colorau.

 

Modo de fazer: Deixe as postas bem lavadas. Coloque uma panela no fogo com todos os ingredientes. Deixe refogar e acrescente as postas de peixe. Cozinhe por mais 20 minutos. Não deixe secar o molho. Caso precise, vá acrescentando mais água. Sirva bem quente com arroz branco e batatas cozidas.

 

bacalhau 06PEIXADA ASSADO

 

Ingredientes (para 10 pessoas):

– 1 dourado de 6Kg

– 4 cebolas picadas

– 200g de azeitonas

– 200g de palmito picado

– 500g de maionese

– 200g de vagem picadas e pré cozidas

– 4 pimentões picados

– 4 tomates sem pele e sem sementes picados

– 1 maço cheiro verde picado.

Utensílio: 1 rolo de papel alumínio para forrar o peixe.

 

Modo de fazer: Um dia antes, abra o peixe retirando a espinha sem tirar as escamas e tempere com sal, limão e alho. Reserve até o dia seguinte. Forre uma grelha com papel alumínio e coloque o peixe por cima, asse na churrasqueira por mais ou menos 3 horas ou até que esteja sequinho. Quando já estiver assado, retire do fogo e, com a ajuda de um garfo, retire todos os espinhos. Volte o peixe ao fogo. Misture todos os ingredientes do molho e tempere com sal e, por último, a maionese, mexa bem e coloque por cima do peixe. Deixe assar por mais 1 hora.

 

bacalhau 07PESACADA EM CROSTA DE TOMATES SECOS COM LEGUMES PROVENÇAIS

 

Ingredientes:

– 4 filés de pescada

– sal e pimenta-do-reino

– 200g de tomate seco

– 8 fatias de pão de fôrma sem casca esmigalhadas

– azeite para refogar

– 10 minicenouras lavadas e sem o talo verde

– 10 miniabobrinhas

– 1 batata-doce cortada em cubos médios

– 10 miniberinjelas sem a parte verde

– 6 dentes de alho inteiros e descascados

– 4 ramos de tomilho

– 4 colheres (sopa) de azeite

– pimenta-do-reino e sal a gosto.

 

Modo de fazer: Pescada em crosta – Pique os tomates secos e acrescente o pão de fôrma, formando uma farofa úmida. Reserve. Tempere os filés de pescada com sal e pimenta e, sobre eles, coloque um pouco da farofa de tomates secos, apertando um pouco para que fique aderido. Faça o mesmo em todos os filés. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e frite os filés (somente a parte de baixo ) por cinco minutos. Retire os filés e acomode-os em uma assadeira pequena. Leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por cinco minutos, até dourar bem a crosta.

 

Legumes provençais – Em uma assadeira, coloque todos os legumes. Regue com o azeite, acrescente o tomilho, o alho, o sal e a pimenta e leve coberto com papel-alumínio ao forno pré-aquecido (200ºC) por 15 minutos (ou até que os legumes estejam macios e ligeiramente caramelados). Sirva a pescada em crosta de tomate seco com os legumes provençais.

 

bacalhau 08SALMÃO AO FORNO

 

Ingredientes:

– 500g de filé de salmão sem a pele

– 1 pimentão vermelho

– 1 cebola grande

– 1 limão

– alcaparras a gosto

– sal a gosto – manteiga

– 1 pitada de pimenta-do-reino.

 

Modo de fazer: Tempere o filé de salmão com sal, pimenta-do-reino e limão. Deixe descansar por 30 minutos. Coloque o filé de salmão envolto em papel alumínio, cobrindo-o com o pimentão e a cebola em rodelas finas, as alcaparras e um pouquinho de manteiga para dourar. Jogue por cima o tempero de limão em que estava o salmão. Feche o papel alumínio e leve ao forno médio por 20 minutos.

 

bacalhau 09BACALHAU FRITO

 

Ingredientes:

– 2 cebolas

– 50 ml de azeite

– 1 colher de chá de colorau

– 3 postas de bacalhau deixadas de molho

– farinha de trigo

– 3 ovos

– azeite.

 

Modo de fazer: Pique bem a cebola e refogue no azeite. Polvilhe com o colorau e refogue mais um pouco. Corte o bacalhau em pedaços médios e passe-os na farinha e nos ovos batidos. Frite ligeiramente no azeite e reserve. Junte os pedaços de bacalhau ao refogado, tampe e cozinhe em fogo brando. Corte as batatas em 4 partes, passe-as também na farinha e no ovo batido. Frite. Misture ao bacalhau e deixe tomar gosto. Sirva bem quente.

 

bacalhau 1BACALHOADA

 

Ingredientes (para seis pessoas):

– 1kg batatas cozidas

– 800g de bacalhau limpo

– 100g azeitonas pretas (graúda)

– 2 cebolas (médias) cortadas em rodela

– 10 dentes de alho fatiado

– azeite

– 5 ovos cozidos cortados em 04 pedaços

– ervas a gosto

– 2 pimentas vermelhas fatiadas bem finas

– 1 colher rasa de (chá) sal.

 

Modo de fazer: Cozinhar as batatas sem casca e cortar em rodelas médias, cozinhar o bacalhau e cortar em pedaços médios. Refogar no azeite o alho e aguardar. Numa travessa refratária, fazer camadas; primeiro a batata, um pouco de sal, em seguida o bacalhau, outra camada de batata e bacalhau; por ultimo a cebola, os ovos, a azeitona, o sal e as ervas, jogar por cima o alho frito, ir ao forno quente por mais ou menos 20 minutos.

 

bacalhau 12TORTA DE BACALHAU

 

Ingredientes:

– Primeira Camada (massa da empada)

– 2 xícaras (chá) cheias de farinha de trigo

– 2 gemas

– colher (chá) de sal

– 2 colheres(sopa) de manteiga

– 5 colheres (sopa) rasas de banha.

Segunda Camada (massa de batata)

– 1kg de batata

– 5 colheres (sopa) farinha de trigo – 2 ovos inteiros – 2 colheres (sopa) manteiga – ½ xícara (chá) óleo – 4 colheres (sopa) queijo parmesão ralado – 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Terceira camada (bacalhau) – ½ kg bacalhau (colocado de molho na véspera) – 2 tomates maduros sem pele – 2 colheres rasas de molho tomate pré-temperado – cheiro verde; azeitonas verdes – cebola; azeite – vinagre.

 

Quarta Camada (molho branco)

– ½ litro de leite

– 2 colheres (sopa) de maizena

– ½ colher (chá) de sal

– ½ colher (sopa) manteiga; 3 ovos.

 

Modo de fazer: Amassar os ingredientes da primeira camada muito bem até soltar das mãos. Forrar um “pirex” grande. Cozinhe as batatas, passe pelo espremedor e junte os ingredientes da segunda camada. Coloque essa massa por cima da empada. Dê uma fervura no bacalhau, limpe e desfie bem, acrescente crus os temperos, picados, da terceira camada e o molho de tomate pré-temperado, misture bem e coloque por cima da massa das batatas. Para fazer o molho branco, dissolva a maizena no leite, junte os outros ingredientes e leve ao fogo, mexendo até ferver. Despeje ainda quente sobre o bacalhau. Bata os 3 ovos como para pão-de-ló e ponha por cima do molho branco. Forno quente durante 30 minutos. Assar também no microondas.

Veja aqui outras Receitas…

Bacalhau a Zé do Pipo

Receitas com Bacalhau

Ovos de Pascoa

Colomba Pascal

Author: Claudio Ribeiro

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *