Receita do verdadeiro Barreado

Por ser um prato muito requisitado, o Barreado passou a ser servido comercialmente por um grande número de restaurantes espalhados pelo Brasil e até no exterior. Se por um lado isto ajudou a difundir esta delícia da culinária popular brasileira, por outro fez surgir algumas variações da receita original cujo sabor final ficou aquém do legítimo Barreado. Felizmente, a autenticidade deste prato foi resgatada e isto pode ser comprovado por aqueles que saborearem a receita abaixo:

Ingredientes para 15 pessoas

5
quilos de carne magra sem osso (paleta ou maminha de alcatra);
500
gramas de toucinho ou bacon fatiado;
1
quilo de tomates maduros, rijos, sem pele, sem sementes e picados;
1
quilo de cebolas de tamanho médio , sem cascas, cortadas em quatro pedaços;
3
folhas de salsão ou aipo picadas;
3
pés de alho-porro picados;
1
colher de sopa de cominho em pó;
1
colher de sopa de orégano em pó;
3
maços de cheiro verde picados;
3
colheres de sopa de extrato de tomate;
5
folhas de louro;
5
colheres de sopa sal;
1
colher de sopa de pimenta-do-reino, mais ou menos;
1
cabeça de alho descascada e moída;
1
noz-moscada ralada;
4
colheres de sopa de vinagre de vinho;
3
folhas verdes e pequenas de bananeira para sobrepor ao conteúdo da panela;
2
quilos de farinha de mandioca fina para o lacre e para a mesa;
3
quilos de banana-caturra maduras e frescas;
1
vidro de pimenta malagueta para a mesa.
Recipientes utilizados:
1
panela de barro esmaltada grande com tampa;
1
bacia para os cubos de verduras;
1
bacia para os tabletes de carne;
1
bacia para preparação do lacre da panela;
15
cumbucas pequenas de barro com tampa para servir porções individuais de Barreado;
1
cumbuca média para servir a farinha de mandioca;
15
pratos rasos e talheres (garfos, facas, colheres, guardanapos, etc.).
Dicas importantes para

se fazer um bom Barreado

Compra da carne

As tradicionais cozinheiras de Antonina e Morretes fazem o Barreado com qualquer carne de segunda, desde que as mesmas sejam magras, sem ossos e bastante fibrosas. A paleta magra ou maminha de alcatra têm estas características e podem ser encontradas ou encomendadas em qualquer distribuidor de carne. Combine paleta e maminha caso não encontre uma ou outra em quantidade suficiente. Atente para que a carne não contenha gordura ou sebo, esteja fresca, bastante fibrosa e venha cortada em uma ou duas peças, no máximo.

Compra da verdura

Procure adquirir as verduras antecipadamente e de preferência sob encomenda junto ao seu fornecedor de confiança. Acontece que produtos indispensáveis como alho-porro, salsão ou aipo são difíceis de ser encontrados em supermercados. Na compra antecipada, mantenha as verduras de molho numa vasilha com água até a hora da preparação do Barreado.

Folha de bananeira:

Encontre duas ou três folhas novas e verdes de bananeira, que servirão para forrar todo o conteúdo da panela antes da mesma ser tampada e lacrada. Lave-as demoradamente e recorte-as em forma de circunferência (maior que a boca da panela) nas suas parte mais largas. Estas folhas, além de darem um gosto especial ao Barreado, ajudam a abafar a fervura de forma que o lacre da tampa panela se torne mais resistente ao vapor.
. Um dos segredos do autêntico Barreado está no lacre da tampa da panela. Este lacre é feito com farinha de mandioca fina solvida em água fria e serve para evitar a saída de vapor durante todo o período de cozimento em fogo baixo. É muito importante que este lacre não se rompa. Como o Barreado não leva água, mas apenas o líquido da carne e da verdura, manter a panela hermeticamente fechada é vital para se obter o melhor sabor do prato. Um quilo de farinha é suficiente para lacrar a tampa de uma panela grande de barro. Despeje um pacote de farinha numa bacia, adicione água fria e mexa o angu com as duas mãos até ele se transformar numa argamassa, nem muito mole e nem muito dura. Para barrear, enrole a massa até formar um cubo gosso e calafete a tampa ao corpo da panela. Molhe as mãos em água fria e passe seguidamente sobre a argamassa até o anel de vedação ficar bem liso e aderente.

Modo de preparar o Barreado

Cortando a carne: Observe o sentido da fibra da carne antes de iniciar a retalhação da peça. Corte a carne em tabletes longos em forma de retângulos com cerca de 12 cm de comprimento, 4 cm de largura e 2 cm de altura. As fibras devem estar dispostas no sentido longitudinal, ou seja, no sentido do comprimento do tablete. Isto fará com que a carne se transforme em fios longos após o Barreado estar no ponto. Coloque os tabletes em uma bacia e deixe repousar alguns minutos.

Cortando o toucinho:

Fatie o toucinho em forma de lâminas retangulares finas. O bacon fatiado substitui com vantagem o toucinho, por já se apresentar defumado, o que proporciona um sabor mais leve ao Barreado.

Picando as verduras:

Para descascar os tomates, coloque todos numa bandeja e leve-os ao forno quente por alguns minutos. Depois de bem lavadas, corte as verduras (tomate, cebola, salsão ou aipo, cheiro verde, alho-porro) em pequenos cubos de dois ou 3 centímetros e deixe tudo repousando numa bacia. Inicialmente, forre o fundo da panela com uma camada de toucinho ou bacon fatiado. Sobreponha o toucinho ou bacon com outra camada de cubos de tempero. Faça uma terceira camada com tabletes de carne. Repita estas três camadas até o conteúdo ocupar mais ou menos 3/4 (três quartos) da panela. Adicione os caldos das bacias de carne e de tempero. Acrescente uma colher de sopa de cominho em pó, uma de orégano, uma de pimenta-do-reino, três de extrato de tomate, cinco de sal, quatro de vinagre de vinho, cinco folhas de louro, uma cabeça de alho ralada e a noz-moscada ralada. Finalmente, forre o conteúdo com as folhas de bananeira em forma de circunferência, tampe a panela e leve ao fogo.

Levando ao fogo:

Tradicionalmente, o Barreado é feito em fogão a lenha, mas nada impede que seu cozimento se dê em fogão a gás. Para isto, são necessárias algumas providências: a chama tem que estar no ponto mínimo e a panela deve ser colocada sobre uma chapa de ferro ou alumínio para que não fique em contato direto com o fogo. Após colocar a panela sobre a chapa, inicie o processo de barreamento, que consiste em lacrar a tampa com a argamassa (angu) de farinha de mandiocas. Após uma hora sobre a chapa sobre fogo brando, o Barreado entra em processo de cozimento, que deve ser acompanhado atentamente. Observe que o anel de argamassa se torna seco e à vezes se rompe devido à força do vapor. Mantenha a bacia com a argamassa de farinha sempre à mão e restaure o lacre toda vez que notar a saída de vapor. Para reparar o lacre, enrole um pequeno cubo de argamassa e aplique no local do vazamento para estancar o escape de vapor. Umedeça a mão em água fria e alise seguidamente até o remendo se fundir com o anel de argamassa seco.

No ponto:

O Barreado deve ser levado ao fogo com pelo menos 24 horas de antecedência do momento de ser servido. Sendo assim, o Barreado que será servido no almoço precisa ir ao fogo por volta da meia-noite do dia anterior. Como a panela está lacrada, o aroma forte exalado pela tampa após 18 horas de cozimento é a única forma de saber que o Barreado está quase no ponto. Dependendo do fogo, o Barreado estará pronto para ser consumido de 16 a 24 horas de cozimento. Apague o fogo após abrir o lacre da panela, mas não esqueça de manter a chapa sempre quente. Coloque as porções em cumbucas de barro e leve à mesa, se possível sobre fogareiros com fogo fraco.

Servindo o Barreado:

Em mesa coletiva, pode-se levar a panela grande sobre fogareiro. Coloque na mesa, preferencialmente, uma cachaça fina feita de banana para aperitivo. Na falta, caipirinha ou conhaque para abrir o apetite e cerveja ou vinho para acompanhamento.

Compondo a mesa:

Originalmente, o Barreado é servido com arroz, farinha de mandioca, banana-caturra ou nanica e pimenta malagueta. Pode-se acrescentar a isto porções de couve refogada, salada mista e banana-caturra madura., pirão feito com o próprio caldo, farofa e laranja-pêra, salada mista e banana-caturra madura. Requente o Barreado quantas vezes for necessário, sem necessidade de “barrear”.

    Author: Redação

    Share This Post On

    3 Comentários

    1. fVXcef Enjoyed every bit of your post.Really thank you!

    2. Thank you for your blog post.Thanks Again. Really Great.

    3. KBJV6w Thanks again for the article post.Much thanks again. Keep writing.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. pjugytdybygdytukjgfjhdtjhk - Title... [...]we came across a cool web-site that you simply might love. Take a search in the event you want[...]...
    2. jmijgbuiftryjgjkftyfyt - Title... [...]always a large fan of linking to bloggers that I adore but really don't get a good deal of link …
    3. mojytfgoigjkfu6diuofhkgu - Title... [...]Here is a great Weblog You might Come across Exciting that we Encourage You[...]...
    4. business loans - Title... [...]we like to honor quite a few other online internet sites on the net, even when they aren’t linked to …
    5. how to get puppy to stop biting - Title... [...]here are some links to websites that we link to since we believe they're worth visiting[...]...
    6. Kim Kardashian video - Title... [...]Here is an excellent Blog You may Obtain Intriguing that we Encourage You[...]...
    7. sprawdz - Title... [...]just beneath, are many totally not connected internet sites to ours, nonetheless, they may be surely really worth going over[...]...
    8. how to nlp - Title... [...]very handful of web-sites that take place to be detailed below, from our point of view are undoubtedly effectively worth …
    9. themelark thesis skins for wordpress - Title... [...]just beneath, are quite a few entirely not related websites to ours, having said that, they may be certainly worth …
    10. dich vu seo uy tin - Title... [...]although web sites we backlink to beneath are considerably not related to ours, we feel they're basically worth a go …
    11. Social Media Marketing Firm - Title... [...]very few internet websites that happen to become in depth below, from our point of view are undoubtedly well worth …
    12. funeral programs - Title... [...]The information and facts talked about in the post are a number of the very best available [...]...
    13. funeral programs - Title... [...]Here is a great Weblog You might Obtain Fascinating that we Encourage You[...]...
    14. making money online - Title... [...]although internet websites we backlink to below are considerably not connected to ours, we feel they're actually worth a go …
    15. westchase music schools - Title... [...]Here is an excellent Weblog You may Obtain Interesting that we Encourage You[...]...
    16. taser - Title... [...]Every the moment in a when we choose blogs that we study. Listed beneath are the most recent internet sites …
    17. liuqin for sale - Title... [...]one of our visitors just lately recommended the following website[...]...
    18. flash website�software - Title... [...]please visit the web sites we comply with, including this a single, as it represents our picks from the web[...]...
    19. escort - Title... [...]that would be the end of this post. Here you’ll obtain some internet sites that we assume you will value, …
    20. Website - Title... [...]just beneath, are various entirely not related web sites to ours, even so, they may be certainly worth going over[...]...
    21. work from home - Title... [...]although web sites we backlink to beneath are considerably not related to ours, we really feel they're in fact really …
    22. Velvet Curtains - Title... [...]Wonderful story, reckoned we could combine a handful of unrelated data, nonetheless actually worth taking a appear, whoa did one …
    23. brighton locksmith - Title... [...]below you will discover the link to some web-sites that we feel you need to visit[...]...
    24. Sally Bumbrey - Title... [...]Every when in a although we pick blogs that we study. Listed below would be the latest websites that we …
    25. alternatif - Title... [...]the time to study or check out the content material or web pages we've linked to below the[...]...
    26. Jason Youmans - Title... [...]usually posts some quite intriguing stuff like this. If you’re new to this site[...]...
    27. Reinaldo Dayan - Title... [...]usually posts some extremely interesting stuff like this. If you’re new to this site[...]...
    28. diet pills reviews - Title... [...]very couple of web sites that happen to be detailed beneath, from our point of view are undoubtedly well worth …
    29. Social Media Marketing Company - Title... [...]below you will obtain the link to some sites that we believe it is best to visit[...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *