Receita de Tacacá

Os pratos do Norte do Brasil possuem forte influência indígena e portuguesa. Pratos conhecidos incluem: – a maniçoba, popularmente chamada de “feijoada paraense”. Prato feito das folhas da mandioca processada, a “maniva“, e cozidas por 7 dias e carne de porco, como na feijoada; – o pato no tucupi, feito de tucupi, pato regional e folhas de jambú acompanhado de arroz branco e farinha d’água; – o picadinho de jacaré (prato feito com acarne do jacaré); – o pirarucu de casaca, preparado com farofa (feita de farinha d’água, ou farinha de mandioca), azeitonas, ovos e vinagrete com cheiro-verde; – os pratos com peixes, como com “filhote” (piraíba ainda pequena), pescada amarela, bijú-pirá, tucunaré, entre outros, acompanhados geralmente de arroz branco, farinha d’água e pirão de peixe; – o tacacá (caldo quente, servido na cuia e composto por tucupí, camarões secos, jambú e goma); – o vatapá paraense, feito a base de pão com camarões secos, caldo de camarão e dendê, diferenciando-se do baiano pela ausência de amendoim, castanha-de-cajú, gengibre ou fubá;

 

 

Ingredientes da Receita de Tacacá

2 litros de tucupí
4 dentes de alho
1 colher de chá de sal
4 pimentas de cheiro
2 maços de jambu
1/2 kg de camarão salgado (seco)
1/2 xícara de goma de mandioca
pimenta de cheiro

Como Fazer Tacacá

Modo de preparo: Coloque em uma panela o tucupí, tempere com alho, chicória, alfavaca e sal, leve ao fogo e deixe levantar a fervura. A seguir baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
Cozinhe o jambu em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios, retire e escorra, deixe reservado. Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal. Ferva 4 xicaras de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria, acressente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência.
Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupí, uma concha de goma, uma concha de tucupí, algumas folhas de jambú e 5 camarões, sal e pimenta a gosto.
Na falta da goma de mandioca pode ser usada o povilho azedo.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *