Receita de Angú

anguBreve história. Levado para a Europa pelos conquistadores da América, o milho acabou se incorporando a diversas culinárias do Velho Continente, principalmente no norte da Itália , onde o angu não pode faltar em nenhuma mesa. A imigração italiana para São Paulo trouxe de volta o fubá cozido nessa versão mais consistente do nosso angu.

 

Origem do nome

 

No fim do século XIX e início do século XX, o sal era taxado exorbitantemente, com isso, a iguaria de fubá de milho que era servida bem temperada, passou a ser feita sem o sal, somente com banha de porco, fubá de milho e água. Tendo o gosto do prato ficado um pouco desagradável, insosso, muitos comparavam o angu com o alimento que era oferecido aos porcos, chamado de “angu”. A partir daí a receita ficou com esse nome. Apesar da semelhança com o velho alimento dos porcos, o angu atualmente costuma ser feito com bastante tempero ou servido como acompanhamento de outros pratos, sendo bastante nutritivo e saboroso.

 

Ingredientes

2 litros de água fervendo

½ quilo de fubá mimoso

Modo de fazer

 

Modo de Preparo

Desmanchar o fubá num pouco de água fria ou jogar o fubá na água fervendo em chuva mexendo rapidamente. Com uma colher de pau mexer sem parar, com o fogo alto.

 

Quando a massa começar a grudar no fundo da panela, reduzir o mínimo o fogo e continuar mexendo até despregar. Se o angu estiver muito consistente, adicionar um pouco mais de água fervendo.

 

Molhar uma forma e virar dentro o angu. Deixar esfriar um pouco e revira-lo numa travessa para servir.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *