RATINHO JUNIOR PRIMEIRO A ASSUMIR:1% PARA CULTURA JÁ!

Noite de respeito e emoção uniu Ratinho Junior e a Tradição do Samba de Curitiba. As escolas de samba, blocos carnavalescos, agentes culturais, carnavalescos, sambistas e intelectuais do mundo do samba da Capital elaboraram uma carta-compromisso contendo princípios e metas para as políticas públicas da área, com o objetivo de subsidiar a plataforma do candidato às eleições em Curitiba e escolheram exatamente a liderança de Ratinho Junior para ser o primeiro a receber e assinar o documento.

Estavam reunidos além de sambistas, representantes do movimento negro, cantores, músicos e artistas de diversas áreas para apresentar suas propostas de incentivo para cultura e debater os melhores caminhos para um investimento abrangente e que gere resultado para o carnaval e para as comunidades de samba.

Ratinho Junior depois de falar dos princípios que devem nortear as políticas para a Cultura em seu governo, enumerou em sua fala diversas metas, todas relacionadas a gestão e estrutura, financiamento, ação cultural, protagonismo social, cultura para cidadania e cidade. Afirmou que “ao se desenhar a coligação com o PCdoB, partido co-irmão aqui do Cláudio Ribeiro, assumimos as propostas apresentadas que consideraram as demandas elaboradas pelos artistas, produtores, gestores públicos e movimentos culturais que foram expressas na preparação e realização das conferências municipal e estadual de Cultura e nos trabalhos desenvolvidos pelos Fóruns de Cultura e suas manifestações. Como deputado federal apoio à aprovação da proposta de emenda constitucional que estabelece que 1% dos recursos do orçamento do município devem ser aplicados na Cultura, mas antes mesmo desta provação teremos em nosso governo aqui em Curitiba 1% para Cultura já!”

Disse: “A Cultura é um instrumento de relações sociais e a forma pelas quais homens e mulheres atuam em sociedade. Uma visão inovadora de gestão pública para garantir mais qualidade de vida à nossa população é o que pretendemos implantar em Curitiba.”

 

Curitiba, como uma das economias mais importantes do Brasil, e com a sua ampla diversidade cultural e social deve ser um agente efetivo desta nova concepção de política pública para a Cultura”. Completou, sendo muito aplaudido.

Brenda Maria, design gráfico, dirigente da Sociedade 13 de Maio, representando o movimento Samba da Tradição disse: “A cultura evoca interesses multidisciplinares, sendo estudada em áreas como sociologia, antropologia, história, comunicação, administração, economia, entre outras. Se esta é sua proposta, com certeza Curitiba há de fazer o reconhecimento”.

Laé de Cabral, compositor, cantor e diretor de Bloco Carnavalesco sensibilizou a todos presentes quando afirmou: “Ratinho Junior, você está ao lado de três nomes importantes da Cultura e do nosso Carnaval: Cláudio Ribeiro, Glauco Souza Lobo e Mestre Maé. Uma campanha política é como uma escola de samba! Se soubermos trazer os melhores de suas áreas, é quase certeza de sucesso é nota 10, parabéns.”

O professor Denis, representando a UNEGRO afirmou em apoio a candidatura de Ratinho Junior que “Combater a todas as formas de preconceito e discriminação das comunidades culturais e tradicionais por motivos de ordem religiosa, estética, étnica ou política, a cultura é a promotora de autoestima, combate ao racismo e ao preconceito e condição fundamental para uma sociedade da paz”.

Ciro Morais reconhecidamente um dos mais talentosos cantores de samba e de sambas de enredo falando sobre seu próximo CD afirmou: “seu governo, deputado, deve fomentar as inciativas individuais ou coletivas de criação e possibilitar que o curitibano conheça o que é produzido aqui”.

Will Capa Preta representante da cultura Hip-Hop parabenizando a campanha de Ratinho Junior disse: “Ao contrário do que pensam muitos leigos no assunto, o hip hop não é um gênero musical, apesar de ter fortes vínculos com a música. Ele representa um dos principais meios de manifestação desta cultura, assim como a dança. Talvez, por este fato, assimile-se o nome hip – hop como sendo um estilo musical e de dança. Tem o visual que é o grafite, todavia, é muito mais que isso. É instrumento para a cidadania. Esta é uma das nossas armas para conduzi-lo a Prefeitura!”

Um dos mais respeitados carnavalescos e agente cultural de nossa cidade, Glauco Souza Lobo, ex Secretário Municipal de Cultura e Turismo, declarando abertamente seu apoio afirmou que “o Poder Público Municipal de Curitiba deverá promover e proteger as diversas manifestações culturais, materiais e imateriais, delimitando os diferentes territórios culturais e proteger o Patrimônio Histórico e Cultural”. Continuando: “Tenho certeza que Ratinho Junior como prefeito irá fomentar a Economia da Cultura como forma de viabilizar a auto sustentabilidade dos artistas e produtores curitibanos, apoiando uma das vertentes econômicas que mais crescem no mundo”.

Apoios importantes: Glauco Souza Lobo, Mestre Maé da Cuíca e o jornalista Cláudio Ribeiro - Ratinho Junior

O jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, como um dos coordenadores da Campanha de Ratinho Junior, disse que “em seu governo Ratinho Junior buscará a criação de mecanismos para democratizar a gestão cultural”, e propondo, por exemplo, “a criação de um segundo turno cultural nas escolas em tempo integral, através de ações voltadas para a Cultura e o Lazer”. O conceito que deve ser adotado na gestão do Junior, será de fato, além da Arte, perceber a Cultura ao mesmo tempo enquanto expressão simbólica, econômica e cidadã.

 

Os sambistas presentes escolheram o Mestre Maé da Cuíca para fazer a entrega do documento ao Ratinho Junior, fundador da primeira escola de samba de Curitiba, em 1945, a Escola de Samba Colorado. Um dos maiores sambistas da nossa terra, Maé é uma lenda viva, personagem central da história do samba e do Carnaval na capital paranaense. Ismael Cordeiro, nome de batismo do Mestre Maé da Cuíca, com a experiência dos mais de 85 anos e como grande condutor do carnaval ao passar as mãos de Ratinho Junior a Carta-Compromisso, disse com a sabedoria dos velhos mestres: “Aqui está o futuro prefeito de Curitiba!”

 

 

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *