Rádio Brasil Cultura “História Hoje” 07/04: Hoje é comemorado o Dia Mundial de Saúde

saudedia

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1950. A data foi escolhida porque em 7 de abril de 1948 a OMS foi criada.

 

Ela é uma agência subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU). A sede fica em Genebra, na Suíça e tem origem nas conferências sanitárias internacionais, realizadas a partir da segunda metade do século 19. Assuntos, como quarentena marítima e cólera, foram tratados nesses encontros que buscavam uniformizar procedimentos sanitários.

 

Após a Primeira Guerra Mundial, a Sociedade das Nações criou seu comitê de higiene, que foi o embrião da OMS.

 

De acordo com a constituição da Organização Mundial de Saúde, ela tem por objetivo desenvolver ao máximo o nível de saúde de todos os povos. No documento “saúde” é definida como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social” e não somente da ausência de uma doença”.

 

Ao longo dos mais de 60 anos, a agência enfrentou vários desafios, como a luta contra a tuberculose, o tétano, a poliomielite, o HIV, o tabagismo e mais recentemente o ebola.

 

O Brasil tem participação fundamental na história da OMS. A proposta de criação da agência foi de autoria dos delegados do Brasil, que em 1945 propuseram a criação de um “organismo internacional de saúde pública de alcance mundial”. Desde então, Brasil trabalha e desenvolve uma intensa cooperação com a Organização Mundial da Saúde.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendáriovai ao ar  de segunda a sexta-feira.

aaaitaipu

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *