Rádio Brasil Cultura – “História Hoje” 04/04: Palhaço Paranaense Torresmo trocou o picadeiro pela TV em 1950

Torresmo

Hoje tem marmelada!!!! Tem, sim sinhô!!!!

No dia 4 de abril de 1918, nascia em Espírito Santo do Pinhal, no estado do Paraná, José Carlos Queirolo, que ficou conhecido como Torresmo.

Um dos palhaços mais populares do Brasil, Torresmo contribuiu para a história do circo, da televisão e do humor no país. Ele nasceu e cresceu no Circo Irmãos Queirolo, que pertencia à família.

O pai, o uruguaio José Carlos Queirolo, ou palhaço Chicharrão, em 1923  ganhou o título de “Principe dos Palhaços”. A mãe argentina, Graciana Cassano Queirolo, era atriz.

Na infância, Torresmo era chamado de “Chicharrãozinho”. Viajou com o circo por todo o Brasil e no exterior.

Foi também cantor de tangos… Tocava saxofone e violino. Em 1943 a família mudou-se para o Rio de Janeiro e Torresmo foi trabalhar no Teatro Recreio.

No ano seguinte voltou a São Paulo e, em Ibirarema,  casou com Otília Piedade, com quem viveria por toda a vida. Do casamento vieram os filhos Gladismary e Brasil José Carlos, o futuro palhaço Pururuca.

Até 1949, trabalhou em rádios. Depois, foi trabalhar no Circo Alcebíades, do pai do amigo Fuzarca.

Em 1950, Torresmo foi morar na cidade de São Paulo. Era o início da televisão no Brasil, e Torresmo acreditou no sucesso. Participou do programa de Luiz Gonzaga, no Cine-Teatro Odeon, dando início a uma nova carreira, com a troca do picadeiro pela telinha.

A estreia na televisão foi no Dia das Crianças, em 1950. Desde então, não saiu mais. Trabalhou em programas infantis de todas as emissoras da época, como a TV Paulista, Cultura, Excelsior, Bandeirantes e Record . Na Tupi, ele e o companheiro Fuzarca se tornaram famosos e atuaram  juntos durante 14 anos.

Em 1964, morre o parceiro, Fuzarca, e ele passa a se apresentar com o filho Pururuca, de apenas 15 anos.

Torresmo trabalhou na televisão durante 30 anos, período em que gravou 80 discos infantis e participou de cinco filmes.

Faleceu aos 78 anos, em 19 de agosto de 1996.

Pesquisa e redação: Beatriz Arcoverde

Apresentação: Glaucia Gomes

Sonoplastia: Messias Melo

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *