Quer visitar Porto Alegre?

portoalegre_cidadeConfira o que não pode faltar no seu roteiro. O menu de museus em Porto Alegre é extenso. Há desde os mais tradicionais até os pós-modernos. Diferentes na essência, todos merecem atenção igual. Não se preocupe com o preço, pois os espaços culturais porto-alegrenses possuem entrada gratuita. A maior dificuldade talvez seja decidir por qual começar a visita.

Inicie o tour pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Ele está localizado em frente à Praça da Alfândega, em um imponente prédio construído em 1913 e abriga quadros de Di Cavalcanti e Portinari. O MARGS tem como vizinho o Memorial do Rio Grande do Sul. A partir de fotos e documentos antigos, o espaço conta a história do estado e de seus filhos ilustres como Elis Regina, Lupicínio Rodrigues, Leonel Brizola e Getúlio Vargas.

Outro espaço cultural da Praça da Alfândega é o Santader Cultural, sediado na antiga sede dos bancos Nacional do Comércio e Sul Brasileiro. Por sua tradição monetária, o prédio abriga diversos cofres. Em um deles, foi instalado uma sala de cinema. Shows musicais, oficinas de samba e choro e espetáculos de dança são comuns.

Programa-se para conhecer a Casa de Cultura Mario Quintana. O espaço está instalado no prédio do antigo Hotel Majestic, onde o poeta morou durante 14 anos no apartamento 217. Tudo estará do jeito que ele deixou antes de morrer. Preste atenção aos detalhes, como a máquina de escrever, de onde saíram os versos do Poeminho do Contra (Todos esses que aí estão / Atravancando meu caminho / Eles passarão… / Eu passarinho!).

A Casa de Cultura reúne os acervos de Elis Regina e cinemas, discoteca, restaurante, biblioteca, livraria, teatros e galerias. Para forrar a barriga, suba até o último pavimento, onde há um charmoso café. Nada de ficar na parte interna, pois a graça do local é ficar no terraço apreciando a vista para o Lago Guaíba.

Aguce a visão na Fundação Iberê Camargo, construída totalmente em concreto branco. O espaço fica na Avenida Pedro Cacique, reúne mais de quatro mil obras do artista gaúcho Iberê Camargo e tem uma das melhores vistas para o Lago Guaíba. O projeto arquitetônico da fundação é uma obra de arte e fez por merecer o principal prêmio na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002.

O tour cultural pode ser encerrado no Museu de Ciência e Tecnologia, localizado dentro da PUC-RS. Aqui, os ingressos variam de R$ 10,50 a R$ 17. O investimento vale a pena. O espaço possui exposições interativas e high-tech sobre o corpo humano, natureza, sistema solar, química e física. Ótimo para crianças e para quem deseja expandir o conhecimento de forma divertida.

Orgulho da cidade
Pergunte a qualquer morador de Porto Alegre qual o principal orgulho da cidade. Boa parte responderá que é o Rio Guaíba. Apesar de ser chamado de rio pelos nativos, o conjunto de águas é um imenso lago. Você pode apreciá-lo de diversos pontos da capital, mas o melhor é navegá-lo. Entre as empresas que oferecem o serviço estão a Porto Alegre 10 e o Cisne Branco.

Esse último possui 40m de comprimento, 7m de largura, 15m de altura e capacidade para 200 passageiros. Na parte superior, você terá uma visão privilegiada de Porto Alegre, contemplando a cidade de fora para dentro. Para não voltar para casa com um bronzeado indevido, lembre-se do protetor solar.

Na parte interna, há um bar. Antes de fazer o seu pedido, escolha um assento ao lado da janela e curta o visual que se descortinará perante seus olhos durante uma hora. Não se espante com a movimentação de lanchas, barquinhos e jet-skis. Eles pertencem aos felizardos moradores das margens do Guaíba. O lago é democrático e em lados opostos das margens é possível ver casas simples e casarões.

Saiba mais
Linha Turismo
Fone (51) 3289-6744/6745

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS
www.pucrs.br/mct
Fone: (51) 3320.3697

Memorial do Rio Grande do Sul
www.memorial.rs.gov.br
Fone: (51) 3224-7210 begin_of_the_skype_highlighting              (51) 3224-7210      end_of_the_skype_highlighting

Fundação Iberê Camargo
www.iberecamargo.org.br
Fone: (51) 3247-8000 begin_of_the_skype_highlighting              (51) 3247-8000      end_of_the_skype_highlighting

Santander Cultural
www.santandercultural.com.br
Fone: (51) 3287-5718 begin_of_the_skype_highlighting              (51) 3287-5718      end_of_the_skype_highlighting

Passeio pelo Guaíba
www.barcocisnebranco.com.br
Fone: (51) 3224-5222 begin_of_the_skype_highlighting              (51) 3224-5222     

 
 

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. neh0Ei A round of applause for your article.Thanks Again. Really Cool.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *