Público da cultura cresce em Jaú – SP

noticia_01A Secretaria de Cultura de Jaú colhe nos espetáculos o planejamento para formação de público, que tem comparecido em seu primeiro ano de gestão tem desenvolvido um intenso trabalho nesse aspecto, o resultado deste se fez visível no parque do Rio Jaú na apresentação do espetáculo Luna Parke da Cia. La Minima de Circo Teatro.

Luna Parke foi mais uma das atrações realizadas através de parcerias desenvolvidas pelo Secretaria de Cultura de Jaú e a Secretaria do Estado de Cultura pelo Circuito Cultural Paulista, mas esse espetáculo teve um gosto diferenciado pois através dele vimos a materialização de uma política cultural bem desempenhada, após a montagem do singelo cenário da Cia. Paulistana começou a se formar um espaço cênico mais amplo, que foi se alastrando pelo Parque e tomando conta das pessoas que pela Avenida passavam, e de repente, crianças, jovens e senhores já faziam parte do espetáculo, mas de 400 pessoas pararam e passaram por essa atmosfera, rindo e se emocionando.Mais do que assistir a um espetáculo, a forma como esses tem chegado à população de Jaú, tem feito com que o público se envolva e assim tenha a necessidade de vivenciar esses momentos diversas vezes.

Outro bom exemplo de trabalho de formação de público é o projeto “De quem é essa história?” uma parceria da Secretaria de Cultura com o SESC Araraquara, além de proporcionar o interesse pelas Artes Cênicas através da contação de História com teatro de bonecos, esse projeto estimula a leitura trazendo autores da literatura infantil para perto do universo das crianças da rede publica de ensino, em cada apresentação contamos com um publico de 640 crianças entre 6 a 12 anos, pessoas que estão adquirindo o habito de ir ao teatro e a biblioteca, e que certamente darão continuidade ao que está sendo semeado.

No teatro Municipal Elza Munerato o trabalho de formação está sendo feito através de uma seleção de espetáculos de qualidade para compor uma programação atraente e democrática, durante o mês de março contamos com a realização de espetáculos premiados que deram início a uma temporada que promete excelentes espetáculos no decorrer de 2010. Nas duas primeiras semanas de março mais de 2mil pessoas passaram pelo teatro.

Atualmente a Secretaria de Cultura de Jaú busca diversos parceiros e programas de fomento cultural, temos como parceiros o SESI através do seu Circuito Cultural com um convênio onde neste ano receberemos 11 espetáculos de musica, teatro, dança e circo, dentro desta linha também contamos com o Circuito Cultural Paulista com mais 16 espetáculos, além de ProACs, Atendimento Técnico aos Municípios, SESC. Enfim para fortificar e ampliar esse trabalho voltado à formação de publico a Secretaria de Cultura pretende continuar essas ações de forma que amplie e se consolide no Festival de Artes Julho Cultural, e desta forma faça com que a população de Jaú usufrua desses eventos o ano todo.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *