Projeto Conta Cultura é retomado no PR

conta culturaA Secretaria da Cultura vai reativar o projeto Conta Cultura, realizado de 2001 a 2003, conquista então, da classe artística através do Fórum Permanente de Cultura e Fórum das Entidades. A retomada atende a uma reivindicação antiga de produtores culturais e artistas que pediam maior acesso ao patrocínio de empresas estatais e privadas. Dessa maneira, empreendedores culturais poderão inscrever projetos que ampliem o acesso à cultura paranaense por parte da população do Estado.

 

Para estabelecer parcerias para a implantação do projeto, o secretário Paulino Viapiana esteve reunido com representantes de empresas estatais. Copel, Sanepar e Compagás já aceitaram participar desta edição do Conta Cultura, que deverá ter o edital lançado nos próximos dias. “O objetivo é retomar um trabalho que rendeu bons resultados no passado e que é uma importante ferramenta para o incentivo à produção paranaense. É mais do que justo que os recursos de empresas sediadas no Estado, estatais ou privadas, sejam aplicados em projetos que beneficiem a nossa cultura”, explica Viapiana.

 

No Conta Cultura, a Secretaria de Cultura avalia e chancela projetos previamente aprovados pela Lei Rouanet. Assim, as empresas apoiadoras podem patrocinar até 100% de trabalhos culturais e deduzir o investimento no imposto de renda. O mecanismo estava previsto nas metas de governo para a área da cultura. O intuito é fazer com que empresas privadas também participem da ação em edições futuras.

 

Uma comissão fica responsável por avaliar, selecionar e dar o aval para os projetos selecionados receberem a verba. O valor que cada patrocinador destina ao Conta Cultura é previamente estipulado. Desse modo, os projetos contemplados terão investimento garantido para a realização do trabalho. O repasse do dinheiro é feito diretamente pelas empresas aos empreendedores culturais com trabalhos selecionados.

 

Paralelamente a esse projeto, a secretaria continua o trabalho de elaboração da proposta da nova Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que também vai beneficiar projetos e a população de diferentes regiões do Paraná. A proposta será elaborada com a participação de representantes da sociedade civil, das entidades culturais e do poder público. Após os debates com a comunidade o projeto será encaminhado à Assembléia Legislativa para aprovação. A intenção é que a proposta seja votada até o final do ano, para aplicação já em 2012

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =