Programa sobre a comunicação humana aborda as suas origens

Tv escolaUm programa especial sobre comunicação e linguagem vai ao ar nesta semana, pela TV Escola. A partir de hoje  segunda-feira, 26, até a sexta, 30 de julho, o canal vai exibir documentários e séries que narram a origem da fala e da escrita.

Começando a semana, hoje, dois programas vão ao ar. O nascimento da escrita, um episódio da série A história da palavra, e O beabá do repente, episódio da série Poetas do repente. Os programas revelam a evolução da palavra grafada, bem como a necessidade humana de se comunicar e registrar suas experiências. Também mostram a poesia popular de improviso, desde a sua origem até a relação com o mundo contemporâneo.

Na terça-feira, 27, o documentário Idiomas do mundo analisa o desaparecimento de algumas das línguas existentes e qual o impacto disso para as populações que falam esses idiomas.

Questões relativas à alfabetização, letramento e cidadania são assuntos de Caminhos para ler o mundo, episódio da série Um mundo de letras, que será exibido na quarta-feira, 28. O programa mostra a importância da leitura e da escrita para a transformação social.

Identidade, episódio da série Além-mar, mostra a língua portuguesa como fator de integração entre os povos colonizados por Portugal e será exibido na quinta-feira, 29. Mensagem na garrafa – episódio da série Viajantes da História – pode ser assistida na sexta, 30. O programa mostra, de forma divertida, como os hábitos e costumes do passado influenciaram diretamente na vida nos dias de hoje.

A semana temática sempre é comentada por um especialista. O convidado para falar sobre linguagem e comunicação é o escritor e jornalista Geneton Moraes Neto, que fala sobre os novos desafios do jornalismo e a importância da leitura. Além disso, ele opina sobre o uso de informações jornalísticas nas escolas e conta algumas experiências de sua carreira. Todos os programas serão reprisados às 21h.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e por meio da internet no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. gs3Pcv Thank you for your blog.Much thanks again. Awesome.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *