Programa na Rádio Brasil Cultura “História Hoje”: Saiba mais sobre o filme que inaugurou o cinematógrafo

cinmatographelumireOuça na Rádio Brasil Cultura ( O Portal Sonoro da Cultura Brasileira) “História Hoje”: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário.

Por exemplo: Hoje dia 22 de março

O filme que inaugurou o cinematógrafo

Há 121 anos foi exibido para uma pequena plateia o primeiro filme da história. O título da película era “A Saída da Fábrica Lumière em Lyon”. O evento deu um grande passo e um impulso para a indústria de entretenimento.

No dia 28 de dezembro de 1895, dentro da primeira sala de cinema – que ainda existe –, chamada Eden, foi exibido o primeiro filme de todos os tempos, Arrivée d’un train em gare à La Ciotat (Chegada de um trem à estação da Ciotat). Em pouco menos de 60 segundos, a primeira plateia acompanhou a chegada de um trem à estação e viu alguns passageiros desembarcarem. Eles tinham tanta noção do que estava ocorrendo que várias pessoas simplesmente fugiram desesperadas para o fundo da sala com medo de serem atropeladas. Mais: as pessoas que foram filmadas não perderam tempo acenando para a câmera e nem desviaram o rosto a fim de manterem a privacidade. Ninguém sabia o que era aquilo e a imortal cena é perfeitamente natural. Em menos de sessenta segundos estava vista e encaminhada a revolução que criaria a sétima arte.

CONTEÚDO POR:

AGÊNCIA BRASIL E RADIOAGÊNCIA NACIONAL e RÁDIO BRASIL CULTURA

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *