Produções curitibanas recebem prêmio internacional de jazz

O jornalista, historiador e produtor brasileiro Arnaldo DeSouteiro, do blog Jazz Station, incluiu três produções curitibanas em diversas categorias em seu 36º Prêmio Anual Jazz Station dos melhores do gênero em 2014 (The 36th Annual Jazz Station Awards / The Best Jazz of 2014). As produções são os álbuns “OABS & Léa Freire Ao Vivo” e “Dois em Um” e o DVD “Nossos Compositores”.

De Souteiro, que também é membro votante da organização que promove o Grammy Awards, incluiu o CD da Orquestra À Base de Sopro (grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC) e Léa Freire nas categorias Flauta (em 2º lugar), Clarinete (em 6º lugar), Big Band / Orquestra de Jazz (em 5º lugar), Arte (em 6º lugar) e também na lista dos 20 Melhores CDs de Jazz Instrumental do ano de 2014.
O projeto gráfico do álbum foi desenvolvido por Clarice Midori, que também é designer do Guia Curitiba Apresenta, produzido pela FCC. A direção artística é de Sérgio Albach (que também toca clarinete nas músicas). Léa Freire toca flauta transversal.

O CD “Dois em Um”, do baixista Glauco Solter, aparece em 10º na lista de Melhores Álbuns de Baixo Elétrico. E o DVD “Nossos Compositores”, também da Orquestra À Base de Sopro de Curitiba, foi incluído na lista dos Melhores DVDs/Blu-rays de Jazz do ano passado.

Albach e Solter dividem a diretoria artística da Oficina de Música Popular Brasileira e Música Latino-americana na 33ª Oficina de Música de Curitiba.
Segundo DeSouteiro, “foram necessárias várias semanas para a preparação de todas estas listas, reouvindo CDs, revendo DVDs, checando fichas técnicas e, às vezes, reavaliando opiniões. Tudo isso com o objetivo de fornecer o mais fiel possível retrato do cenário jazzístico em 2014, a partir de bases reais de análise.”

Confira aqui a lista completa dos premiados.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *