Prêmio Moacyr Scliar de literatura

Como reconhecimento da tradição literária do Rio Grande do Sul foi lançado, no Palácio Piratini, o prêmio Moacyr Scliar de literatura. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Estadual do Livro (IEL), com a colaboração da Associação Lígia Averbuck, entidade sem fins lucrativos apoiadora das atividades do IEL.

O prêmio é um reconhecimento às produções literárias e também uma homenagem a um dos mais importantes escritores gaúcho e que faleceu recentemente.

O objetivo é indicar os melhores livros das categorias poesia e conto, publicados no Brasil, em língua portuguesa, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro dos dois anos anteriores à edição de cada premiação. O ISBN deverá estar impresso no livro.

As categorias poesia e conto foram privilegiadas tendo em vista a grande quantidade de prêmios já instituídos para a categoria romance. Assim, reconhecer a qualidade literária dos autores de poesia e conto com um prêmio relevante, incentivar a diversificação das edições e aproximar os leitores com a aquisição das obras premiadas para as bibliotecas públicas da rede estadual e para os Pontos de Cultura, confere ao prêmio Moacyr Scliar uma abrangência e um significado cultural que nenhum outro no país tem alcançado.

A cada edição, uma categoria será privilegiada: em 2011, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura – Categoria Poesia; em 2012, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura – Categoria Contos. Nos anos seguintes, sempre será alternado: em um ano, poesia; no outro, conto.

O prêmio tem o patrocínio da Petrobras e do Banrisul e será impresso pela Corag. O autor vencedor receberá R$ 150 mil, e a editora R$ 30 mil para uma nova edição da obra premiada.

O Prêmio Moacyr Scliar de Literatura é o único que premia o autor e a editora, e leva o livro vencedor até os leitores, com a distribuição de livros na rede de 520 bibliotecas públicas. Também são apoiadores do prêmio a Agência Matriz e a Associação Lígia Averbuck.

    Author: Redação

    Share This Post On

    14 Comentários

    1. OwcVim Really appreciate you sharing this blog article.Thanks Again.

    2. knmK3q Very neat blog post.Really thank you! Fantastic.

    3. Very informative blog.Really thank you!

    4. Thanks again for the post.Really looking forward to read more. Really Great.

    5. NdInzY This is one awesome post.Much thanks again. Really Great.

    6. Appreciate you sharing, great article.Really thank you! Fantastic.

    7. Im obliged for the article post.Much thanks again. Want more.

    8. Major thanks for the blog post.Much thanks again. Will read on…

    9. I appreciate you sharing this post.Really looking forward to read more. Want more.

    10. Hey, thanks for the article post.Much thanks again. Really Great.

    11. I appreciate you sharing this blog post.Really looking forward to read more. Cool.

    12. Thanks for the blog post.Much thanks again. Awesome.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *