Prêmio de Cultura – RJ

Prêmio de Cultura recebe mais de 3,2 mil inscrições em sua segunda edição

Prêmio de Cultura recebe mais de 3,2 mil inscrições em sua segunda edição

Até 27 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Cultura aceita indicações para 18 categorias: Música Popular; Música Clássica; Empreendedorismo Cultural; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Teatro; Circo; Dança; Registro (Memória-Comunicação); Audiovisual; Literatura (Produção Literária); Novas Mídias; Artes Visuais (Artes Plásticas, Fotografia e Grafite); Gastronomia e Moda; Festas Folclóricas, Design e Arquitetura.

 

A premiação acontece em abril, em data e local ainda a se definir. O vencedor em cada categoria será premiado com R$ 10 mil. Até agora, o portal já recebeu mais de 3,2 mil indicações.

 

Em 2010, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Conselho Estadual de Cultura (CEC) decidiram unificar três prêmios – Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do Rio de Janeiro – e criar o 1º Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Quinze categorias, de cultura a moda e gastronomia, foram contempladas na primeira edição do prêmio.

 

Este ano, quatro novas categorias foram adicionadas: Arquitetura, Festas Folclóricas, Design e Novas Mídias. A categoria Comunicação, uma das premiadas no ano passado, forma agora, junto com o quesito Memória, a categoria Registro.

 

As indicações para o prêmio devem ser feitas no portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), bastando, para isso, clicar no botão “Prêmio de Cultura” e preencher o formulário completo, incluindo a justificativa. Somente as indicações com todos os campos preenchidos serão validadas pelo sistema. As demais serão anuladas.

 

A partir dessas indicações, uma comissão formada por representantes da Secretaria de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura (CEC) escolherá apenas três opções para cada modalidade. Mais tarde, o CEC escolherá o vencedor em cada categoria.

 

Outra novidade é a idealização do troféu que será entregue aos vencedores no dia da premiação. Alunos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), um dos espaços culturais da Secretaria de Estado de Cultura, participam de um concurso dentro da escola para a criação do troféu. Os projetos de design serão avaliados por uma comissão formada por professores e pela direção da EAV, e por representantes da SEC e do Conselho Estadual de Cultura. O autor da obra vencedora receberá, como prêmio, a importância de R$ 3 mil.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *