Pontos turísticos históricos de Penedo (AL) são restaurados

penedobbbbbb

Depois das reformas promovidas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dois pontos turísticos históricos de Penedo (AL) serão entregues à população: o Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos e os galpões da Marina e Escola Náutica.

O órgão investiu R$ 11,6 milhões ao longo de quatro anos na restauração dos dois locais. Também foram captados recursos do PAC Cidades Históricas. O conjunto histórico e paisagístico de Penedo foi tombado pelo Iphan em 1996 e se destaca pela arquitetura religiosa.

O Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos foi idealizado ainda no século XVII em estilo tipicamente barroco. O edifício foi utilizado durante anos como hospital. Tombado pelo Iphan desde 1941, ele é formado também pela igreja e o prédio da Ordem Terceira com a capela.

Os galpões da orla do São Francisco, por sua vez, estão localizados às margens do rio, no bairro que deu origem à cidade de Penedo – o Barro Vermelho. Os investimentos possibilitam a implantação de novos usos no local, com a Escola Náutica, a Oficina e a Marina durou um ano e meio.

A previsão é de que serão investidos R$ 20,89 milhões em onze ações do PAC Cidades Históricas no município, sendo que três obras já foram concluídas: o Casarão do Montepio dos Artistas, o Círculo Operário – Escola de Santeiros e o Casarão da Biblioteca.

Além delas, também estão em andamento as obras de restauração do Chalet dos Loureiros e implantação do Centro de Referência do São Francisco; a restauração do Teatro Sete de Setembro e a requalificação urbanística do Largo de S. Gonçalo.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *