Política cultural é realidade em 54,6% das cidades brasileiras

policulturaMais de 97% dos municípios brasileiros tinham bibliotecas públicas no ano passado, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE nesta segunda-feira (14). Um incremento de quase 30% com relação à quantidade de bibliotecas existentes no ano de 1999. Por outro lado, quase 90% das cidades não tinha até o ano passado nenhuma sala de cinema, e menos de 5% contavam com alguma galeria de arte.

 

De acordo com o ministro da cultura, Juca Ferreira, de maneira geral, os dados mostram avanço na presença dos equipamentos culturais em todo o país, mas em algumas áreas nossos números se equivalem ao de países com menor desenvolvimento humano e econômico. Para ele, é preciso mais investimento.

 

Neste ano, o orçamento federal para a área ficou abaixo de R$ 700 milhões. A quantidade de municípios que tem alguma política para o setor de cultura também recuou de 57,9% em 2006 para 54,6% no ano passado. Ainda assim, o ministro destacou as políticas de incentivo para o audiovisual como um exemplo de sucesso, possibilitando a atuação de produtoras em todos os estados e o incentivo municipal ou estadual a mais de 1,8 obras somente em 2014.

 

Os dados do IBGE também trazem um panorama geracional. Enquanto a porcentagem de municípios com videolocadoras e lojas de discos tenha caído mais de 30%, entre 2006 e 2014, as lan houses continuam se espalhando e já existiam em mais de 80% das cidades no ano passado.

FONTE

    Author: Braisil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *