Patrimônio cultural de Londrina é tema de livros

O patrimônio cultural da cidade de Londrina é tema de dois livros que serão lançados nesta quinta-feira (23), às 14h, no Museu de Arte de Londrina. Os livros são do prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães. As publicações são gratuitas e têm patrocínio do Programa Municipal de
Incentivo à Cultura (Promic). O museu fica à rua Sergipe, 640, Centro.

O livro “Práticas de Educação Patrimonial em Museus” foi feito em parceria com a professora Ana C. Trevisan. A publicação é voltada para os professores da rede pública do Ensino Fundamental, para que possam melhor conduzir os seus alunos dentro de um museu.

Os tópicos do livro são: o que é Patrimônio e como trabalhar a Educação Patrimonial em Museus, além de várias dicas sobre como desenvolver atividades nesses ambientes. Segundo o autor, Leandro Henrique Magalhães, os tópicos trabalhados no livro darão subsídios para os professores fazerem com que uma simples visita a um museu se torne uma aula mais completa.

Do mesmo autor, o livro “As receitas do Gato Caixeiro” é a quarta publicação com a personagem do “Gato Caixeiro” que conta a história de Londrina. Nesta edição ele traz receitas tradicionais das etnias que povoaram Londrina. Para Magalhães, esta publicação é diferente do que já
fizeram, pois traz o patrimônio cultural imaterial de Londrina.

“Este patrimônio envolve tudo aquilo ligado a cultura de um lugar, mas que não é palpável e, na maioria das vezes, não é lembrado pelas pessoas como patrimônio. São receitas de alemães, árabes, espanhóis, italianos, japoneses e portugueses, todas fáceis e que os próprios pais
podem fazer junto aos seus filhos”, ressaltou Magalhães.

O download de cada livro pode ser feito gratuitamente pelo site www.educacaopatrimonial.com.br

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

O lançamento dos livros faz parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca que tem início nesta quinta-feira (23) e vai até 29 de outubro. A semana foi criada para incentivar o gosto pela leitura e lembrar as pessoas sobre o papel das bibliotecas como instrumento de democratização do conhecimento.

Serão várias atividades que envolvem exposições, oficinas, visitas monitoradas às bibliotecas, encontros temáticos, sessão de cinema, lançamento de livros, palestras, debates, contação de história, distribuição de livro, brincadeiras e é claro a leitura.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é uma ação da Secretaria Municipal de Cultura. Tanto a semana quanto os livros fazem parte das comemorações dos 80 anos de Londrina.

Confira a Programação

Biblioteca Municipal de Londrina

dia 27 de outubro | 14h30
Programa Folha Cidadania | visitas monitoradas à Biblioteca
público alvo: alunos/as e educadores/as

de 21 a 31 de outubro
exposição Série Rabiscos e Crianças do Mundo, da artista plástica Elianara Raquel de Almeida

dia 30 de outubro | 16h
palestra Samba na escola: ensino-aprendizagem através da canção brasileira com Juliana Barbosa e Valdir Grandini
público alvo educadores/as | local Teatro Zaqueu de Melo

até dia 31 de outubro
inscrições para X Ciranda de Poesias e II Ciranda de Contos

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *