PARATY inicia sétima edição de evento literário

flip-2009-brasil-culturaTem início hoje, dia 1º, e segue até domingo, dia 5, a sétima edição da Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP 2009, que traz um cantor, um biólogo, um jornalista, uma artista plástica, e autores de quadrinhos entre os principais destaques.

Aos interessados em circulação de ideias, em cinco dias, Chico Buarque, o polêmico Richard Dawkins (evolucionista e nome mais conhecido do ateísmo hoje) e Gay Talese, um dos fundadores do chamado “novo jornalismo” nos anos 60, o português António Lobo Antunes e outros 30 autores falarão a um público de aproximadamente 25 mil pessoas até domingo na cidade fluminense.

O homenageado deste ano é o poeta Manuel Bandeira (1886-1968) – tema da conferência de abertura nesta quarta e de outras duas discussões nas mesas principais, além de outras atividades.

A expectativa é alta. O agito se estende para as ruas da turística Paraty e nas festas que garantem a parte boêmia do evento – o suficiente para alguns apelidarem a Flip de “micareta literária”.

A Flip teve sua primeira edição em 2003 e já teve como convidados autores como Paul Auster, Ian McEwan, Neil Gaiman,Martin Amis, Eric Hobsbawn, além de vencedores do Prêmio Nobel como J. M. Coetzee e Nadine Gordimer.

A agenda também cresceu: esta edição terá uma programação voltada a adolescentes (chamada de FlipZona), com bate-papos sobre fotografia, vídeos e tecnologia e que se junta à Flipinha, as atividades para o público infantil. Na agenda paralela à parte principal da Flip há ainda oficinas, leituras de poemas, exibição de curtas-metragens e debates na Casa de Cultura.

 

Saiba mais aqui…

 

http://www.flip.org.br/

 

    Author: Redação

    Share This Post On