Paraná – Interior elege representantes no Conselho de Cultura –

As macrorregiões Nordeste e Noroeste do Estado, de acordo com a divisão da Secretaria de Estado da Cultura, elegem esta semana seus representantes no Conselho Estadual da Cultura (Consec). As eleições irão ocorrer nesta sexta-feira (25) em Londrina e no sábado (26), em Maringá. Os conselheiros vão participar da formulação de políticas públicas para a área.

Na próxima semana, ocorrem as eleições dos conselheiros do Oeste e Sudoeste, encerrando a primeira etapa da escolha dos membros do Consec. A segunda e última parte será em 16 de junho, em Curitiba, com a escolha dos 10 representantes setoriais, totalizando 18 conselheiros da sociedade civil. O candidato a conselheiro setorial que se inscrever para candidato macrorregional e for eleito terá a candidatura setorial indeferida.

Três conselheiros já foram escolhidos em eleições realizadas na semana passada. A macrorregião de Curitiba elegeu Otávio Zucon, tendo como suplente Renan Fernando de França. O representante dos Campos Gerais é Victor Oliveira de Miranda e seu suplente é Hélcio Luiz Wendler Kovaleski. Florindo Wistuba Júnior é o conselheiro do Litoral e Claumir Schlottag foi escolhido suplente.

Criado pela Lei 17063/12, o Consec é composto por 36 membros, em uma estrutura paritária, com membros representantes do poder público, da sociedade civil, gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das universidades estaduais e federais.

Entre as atribuições do conselho estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações.

O Consec estabelece diretrizes e prioridades para o desenvolvimento cultural do Estado. Ele é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria da Cultura. A criação do conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura.

Devem se inscrever no site da Secretaria (www.cultura.pr.gov.br) os candidatos a conselheiros das duas etapas e os eleitores que irão escolher os representantes das áreas artístico-culturais. O regulamento e o cronograma da eleição de cada categoria, assim como a data limite para se inscrever, também estão disponíveis no site.

BOX – CRONOGRAMA DE ELEIÇÕES MACRORREGIONAIS

Londrina – Nordeste

25/05/12 – sexta-feira

14h às 18h

Auditório do Col. Est. Marcelino Champagnat – Av. Rua São Salvador, 998. Centro

Maringá – Noroeste

26/05/12 – sábado

14h às 18h

Auditório Luzamor – Rua Neo Alves Martins, 1704. Centro

Cascavel – Oeste

01/06/12 – sexta-feira

8h30 às 12h30

Centro Cultural Gilberto Mayer – Rua Duque de Caxias, 379. Centro

Pato Branco – Sudoeste

02/06/12 – sábado

08h30 às 12h30

Teatro Municipal Naura Rigon. Rua Jaciretã, 450. Centro

  

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *