Parabólica promove cultura afro em Alagoas

cultura afro-brasileiraAlagoas será o primeiro estado brasileiro visitado pelo Projeto Parabólica, da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura. O projeto visa o debate direto entre a Fundação e os agentes sociais interessados no desenvolvimento de políticas e projetos de cultura afro-brasileira e será iniciado em Maceió, nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 14h. Em Alagoas, o projeto é realizado em parceria com a prefeitura municipal e governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.

No evento o presidente da FCP, Zulu Araújo, anunciará que no próximo dia 26 será inaugurada a sede da representação da Fundação em Alagoas, em União dos Palmares, sob a coordenação de Severino Cláudio de Figueiredo Leite, o capoeirista mestre Cláudio.

Além de Alagoas mais nove estados serão visitados pelo Parabólica – que realizará um ciclo de palestras com orientações básicas a respeito da elaboração de trabalhos e captação de recursos – Amapá, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo. Os estados foram selecionados a partir de uma pesquisa quantitativa de projetos recebidos pela Fundação nos últimos dois anos. Essas escolhas foram realizadas por meio de um mapeamento dos estados que mais apresentaram projetos ou buscaram informações junto à Fundação, incluindo os candidatos a editais e seleções públicas.

As representações
A Fundação Cultural Palmares atualmente tem representações no Rio de Janeiro e na Bahia e um decreto de maio de 2009 (Decreto nº 6.853) autorizou a criação de mais cinco representações – Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Sul. Por enquanto, apenas Alagoas já tem data prevista para a inauguração.

O objetivo das representações estaduais é ajudar a Fundação a promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra visando à inclusão e ao desenvolvimento da população negra no Brasil.

Serviço:

Projeto Parabólica
Dia: 18 de março
Horário: de 14h às 18h
Dia: 19 de março
Horário: 09h às 12h
Local: Memorial à República, Avenida da Paz s/nº Jaraguá, em Maceió, Alagoas

Inauguração da representação da Palmares
Dia: 26 de março de 2010
Horário: 19h
Local: Travessa Santa Maria Madalena, nº 236, Centro, em União dos Palmares, Alagoas

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. bsKLkb I really liked your article.Really thank you! Really Great.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *