Ouça “História Hoje” /28/09: Canavieiros faziam há 33 anos greve nacional por direitos

canavi

No dia 28 de setembro de 1984 chegava ao fim a greve dos canavieiros do Nordeste. O movimento durou 10 dias e reuniu mais de 400 mil trabalhadores rurais.

Apresentação Luciano Barroso

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

 

Dias antes, em 18 de setembro, explodiu um movimento grevista no campo. Canavieiros de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte se mobilizaram após os patrões se negarem a negociar com sindicatos as reivindicações salariais.

 

Os conflitos agrários no Nordeste vinham crescendo desde 1979, quando trabalhadores rurais fizeram a primeira greve desde o golpe militar de 1964. Em 1980 os canavieiros de Pernambuco realizaram outra paralisação.

 

O desejo de dias melhores para a categoria movimentavam os sonhos e os ideais dos camponeses. Em meio às lutas e as perseguições políticas da época, os trabalhadores também usaram a poesia para expressar suas reivindicações, como nos versos de Edite Alves da Silva:

 

“Minha gente vamos ver

essa greve em que vai dar

ou paga nosso direito

ou a empresa vai fechar

que o trabalhador rural

não faz para desmanchar.

Quem quer a greve é a fome

que nós não vamos aguentar

o salário muito pouco

não dá para nós passar

ou dá o valor que nós tem

ou a greve não acabará.

O patrão vá desculpando

tudo que eu vou descrever

esta greve que fazemos

a culpa está em você

pague os direitos certo

e outra greve não vai ter.”

 

Nos anos seguintes, a tensão aumentou entre os trabalhadores rurais e os donos de terras. Muitos líderes e sindicalistas morreram. Em setembro de 1984, o líder camponês Nonatinho foi assassinado, em Santa Luzia, no Maranhão. Mais de cinco mil camponeses participaram do sepultamento do sindicalista. A homenagem se transformou em protesto contra a violência.

 

Depois de muita resistência, no dia 28 de setembro de 1984, o Tribunal Regional do Trabalho finalmente julgou o dissídio coletivo da categoria. Ao final, os canavieiros conseguiram aprovar 38 das 45 propostas apresentadas.

 

As vitórias deste movimento permanecem até hoje e são reconhecidas como um marco nas conquistas de direitos dos trabalhadores rurais.

 

Pesquisa e redação: Ana Luiza Praser

Sonoplastia Messias Melo

Participação: Carmem Lúcia

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *