Ouça “História Hoje” 28/06: Há 170 anos, Adolphe Sax recebeu a patente do saxofone

Adolph-Sax-Tribute--120923

Em 28 de junho de 1846, um belga fabricante de instrumentos musicais recebeu a patente do saxofone. O mestre Adolphe Sax sentia falta de bons instrumentos de sopro de timbre agudo. Por isso, se dedicou a criar um instrumento que tivesse essa sonoridade.

Apresentação Dilson Santa Fé

 

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

 

Biografia

 

Adolphe Sax

sax1Adolphe Sax nasceu em Dinant, Bélgica. O pai, Charles-Joseph Sax, também era construtor de instrumentos. Cedo, Adolphe começou a construir os seus instrumentos.

 

Quando deixou a escola, Sax começou as experiências para descobrir novos instrumentos. A sua primeira invenção importante foi um melhoramento no clarinete baixo, que patenteou com apenas 20 anos de idade

 

Em 1840, inventou o saxofone. Em 1841, Sax mudou-se para Paris, onde continuou a trabalhar na construção e invenção de instrumentos.

 

A sua invenção mais famosa foi o saxofone, destinada a ser usado nas bandas militares. O instrumento tem o corpo metálico com uma palheta de madeira, semelhante ao clarinete.

 

O compositor Hector Berlioz escreveu aprovando o novo instrumento em 1842, mas Sax apenas patenteou o instrumento em 1846, depois de desenhar e construir toda a família de saxofones (do soprano ao contrabaixo).

 

A partir de 1867, Sax foi professor do conservatório de Paris.

 

Morreu em 1894 em Paris e está enterrado na seção 5 do cemitério de Montmartre.

 

 itaipu log

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *