Ouça “História Hoje” 23/08: Basquete brasileiro venceu EUA em Indianápolis há quase 3 décadas

basquete

Há 29 anos, a seleção brasileira masculina de basquete surpreendeu não só os quase 17 ml expectadores no Market Square Arena, mas o mundo ao derrotar o time norte-americano por 120 a 115 e ainda conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Indianápolis. Foi a primeira vez que os EUA perderam uma partida oficial em casa.

Apresentação Dilson Santa Fé

 

 

A PARTIDA

No elenco americano – formado por jogadores universitários – destacavam-se jogadores que mais tarde se tornariam grandes astros da NBA, como David Robinson (futuro integrante do Dream Team de 1992), Rex Chapman, Dan Majerle e Danny Manning. Já a seleção brasileira não assustava muito o técnico Denny Crum. A única tática necessária para garantir o ouro, segundo ele, era uma defesa forte em cima de Oscar e Marcel que, segundo o técnico, tinham uma precisão muito grande nos arremessos.

 

Naquela época, fazia apenas cinco anos que a linha dos três pontos tinha sido adicionada ao jogo de basquete. Era ainda inexplorada por muitos. E foi assim que o Brasil venceu os EUA, explorando os arremessos de três, de Marcel e Oscar. Oscar tinha anotado apenas 11 pontos no primeiro tempo. No segundo, anotou 35. Encaixou nada menos do que seis bolas de três e terminou a contenda com 46 pontos, tendo acertado 7 arremessos de 3 pontos, em 15 tentativas (46,7%). Marcel repetiu Oscar e marcou apenas 11 pontos na etapa inicial. Na final, adicionou mais 20 e terminou a partida com 31. Os dois, juntos, anotaram 55 dos 66 pontos do Brasil no segundo tempo. Ao final da partida, o Brasil tinha anotado 39 pontos nas bolas triplas e os EUA apenas seis (acertaram dois em 11 arremessos de três pontos tentados

itaipu log

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Braisil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *