Ouça “História Hoje” 22/03: Ator Brandão Filho morria há 19 anos com legado para o humor

Brandao Filho

 

Há dezenove anos, morria no Rio de Janeiro o humorista Brandão Filho, o primo pobre, do programa Balança Mais Não Cai, da Rádio Nacional e tantos outros personagens que alegraram o Brasil.

 

Apresentação Patrícia Leite

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

Moacyr Augusto Soares Brandão, começou a trabalhar ainda criança como entregador de roupa em uma tinturaria. Órfão, aos onze anos de idade, passou muita dificuldade na vida. Aos dezenove, estreou como artista de circo onde descobriu que tinha facilidade para se comunicar com o público e fazer as pessoas sorrirem.

 

Depois de vários anos no circo, Brandão inicia sua carreira no rádio e em 1942 foi convidado a participar da primeira Radionovela brasileira, chamada “Em Busca da Felicidade”, uma produção da Rádio Nacional.

 

Mas o reconhecimento do trabalho só veio com o personagem primo pobre, onde contracenava com o ator Paulo Gracindo, que interpretava o personagem primo rico, no programa Balança Mais não Cai.

 

O sucesso foi tão grande que os atores passaram anos interpretando os mesmos personagens da emissora até serem levados para a televisão onde repetiram o mesmo sucesso do rádio.

 

Na televisão também fez parte de programas como Faça Humor, Não Faça a Guerra, Viva o Gordo, Chico Anysio Show e da primeira versão de A Grande Família.

 

 

Um dos seus últimos trabalhos na TV foi na Escolinha do Professor Raimundo. Seu personagem, Sandoval Quaresma, era um dos alunos mais queridos do professor. Mas que, embora acertasse perguntas difíceis durante as arguições, sempre falhava ao final, na hora de tirar nota 10.

 

Brandão Filho morreu de câncer, em 1998. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, no Rio de Janeiro.

Produção: Renato Lima

Sonoplastia: Messias Melo

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

 

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *