Ouça “História Hoje” 21/07: Batalha de Jemmingen marcou Guerra dos 80 Anos

batalhajemmingen

Há quase quatro séculos e meio, um confronto marcou a Guerra dos 80 Anos, a Batalha de Jemmingen. Uma vitória total do Exército espanhol, que derrotou as forças rebeldes holandesas comandadas por Luís de Nassau.

Apresentação Dilson Santa Fé

 

HISTÓRIA

Travou-se a Batalha de Jemmingen

A Batalha de Jemmingen foi travada em 21 de Julho de 1568 num confronto entre as dezessete Províncias dos Países Baixos contra seu soberano, o rei da Espanha, com o fim de conseguir a independência. A rebelião contra o monarca hispânico começou em 1568 e finalizou em 1648 com o reconhecimento da independência das sete Províncias Unidas, hoje conhecidas como Países Baixos (ou Holanda). Os países que hoje se conhecem como Bélgica e Luxemburgo faziam parte das dezessete Províncias, mas permaneceram leais à coroa espanhola (os territórios sob o domínio do bispado não faziam parte das dezessete Províncias, mas sim do Sacro Império Romano Germânico e, portanto, não tomaram parte na guerra). O conflito culminou com a Independência dos Países Baixos. Para a coroa espanhola, a liberdade das Províncias Unidas representou uma grande perda de prestígio. A manutenção econômica da guerra durante um período tão prolongado contribuiu em grande parte para provocar as sucessivas bancarrotas da coroa espanhola ao longo dos séculos XVI e XVII, e a falência da economia da Espanha.

itaipu log

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *