Ouça “História Hoje” 09/05: Há 97 anos, nascia o cantor e compositor maranhense Antônio Vieira

vieira2

Nove de maio de 1920, nasce o cantor e compositor Antônio Vieira

Nascido em São Luís, no Maranhão, Antônio Vieira era um homem versátil, dedicado à família, aos amigos e ao trabalho. Teve muitas profissões. Entre elas, foi comerciante, motorista e auxiliar de escritório.

 

Apresentação Dilson Santa Fé

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

Começou a compor muito jovem, aos 16 anos. Mas só em 1942, no show do Quinteto Anjos do Samba, cantou em público pela primeira vez.

 

Dono de um conhecimento ímpar sobre a cultura maranhense, expressa por diversos meios e sentidos e rica em suas múltiplas vertentes, Mestre Antônio Vieira cantou os sotaques de uma região cuja formação traz na bagagem a cultura de indígenas, de negros e de europeus.

 

A arte, a dança, a religiosidade, toda a representatividade do nosso povo, nada escapou ao olhar atento, ao coração pulsante, aos ouvidos sensíveis de Mestre Antônio Vieira.

 

Um dos ícones da cultura maranhense, que começou a ser conhecido e reconhecido em todo o Brasil e no mundo aos 77 anos de idade, em 1997, quando a também maranhense Rita Ribeiro gravou duas de suas músicas: “Tem quem queira” e “Cocada”.

 

Dotado de excepcional saber, competência e talento, chamado de mestre, de a voz que faz chorar e também de Cartola do Maranhão, compôs mais de 400 canções, recebeu placas, medalhas e prêmios.

 

Em 2003, desfilou pela escola de samba maranhense Flor do Samba, no carro dos Velhos Moleques. Naquele ano, a escola foi vice-campeã, com o enredo “Antônio dos Outros Sermões Vieira”.

 

Mas ainda assim, todo o reconhecimento em vida, diante do mestre da mais genuína expressão da arte, da música maranhense, parece nunca ter estado à altura de seu talento.

 

Antônio Vieira morreu no dia 7 de abril de 2009, por falência múltipla dos órgãos.  Sua arte plural e multifacetada, é um legado para o Brasil e o mundo.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira

 

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *