Ouça “História Hoje” 07/12: Há 89 anos, nascia Dom Ivo Lorscheiter

ivodom

Há oitenta e nove anos, nascia uma voz em defesa dos direitos humanos, na pequena cidade de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul.

Gláucia Gomes

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

O menino, anos mais tarde, ficou conhecido como Dom José Ivo Lorscheiter, bispo auxiliar de Porto Alegre e diocesano de Santa Maria.

 

E destacou-se dentro e fora da igreja por suas críticas ao regime militar no Brasil e pela sua acirrada defesa dos direitos humanos.

 

Dom Ivo nasceu numa família simples e religiosa de origem alemã, tendo um irmão padre e vários familiares religiosos, dentre os quais seu primo, o cardeal Dom Aloísio Lorscheider.

 

Após concluir o primário na cidade de São José do Hortêncio, o jovem José Ivo iniciou seus estudos no seminário menor de São José de Gravataí, em 1939, onde ficou até 1945.

 

Logo em seguida foi fazer filosofia no seminário central de São Leopoldo, também no Rio Grande do Sul. Em 1949 vai para Roma onde faz estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, se doutorando em 1955.

 

Voltando ao Brasil, Dom Ivo foi professor e reitor do seminário menor de Gravataí, diretor e vice-reitor da faculdade de filosofia do seminário maior de Viamão. Durante os anos 60 foi professor de cultura religiosa em diversas faculdades da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul.

 

Durante o período em que foi secretário-geral e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 1971 e 1980, no período mais obscuro ditadura militar, abrigou vários defensores dos direitos humanos, além de bispos e sacerdotes de tendências esquerdistas, entre eles o seu próprio primo, o cardeal Aloísio Lorscheider.

 

Dom Ivo Lorscheiter morreu em Santa Maria no dia cinco de março de 2007.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

 

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *